No ano do bicentenário da Independência do Brasil, o ensaísta e ex-professor de teoria literária da USP e UNICAMP, Roberto Schwarz, publicou seu mais novo livro: Rainha Lira. Trata-se de uma peça teatral em que o veterano do golpe de 64 apresenta seu manifesto-político em forma dramática dos últimos (...)
Pedro Pequini
Conheça a Condor Tecnologias (supostamente) Não-Letais, indústria de armamentos brasileira que é uma das maiores do ramo e fatura milhões exportando para forças armadas de mais de 50 países, lucrando há décadas com a repressão de revoltas sociais sob um discurso cinicamente humanista, enquanto deixa um (...)
Redação
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
El Círculo Rojo, programa de rádio do La Izquierda Argentina, diário irmão deste Esquerda Diário, entrevistou Fabio Luis Barbosa dos Santos, sociólogo, historiador e professor da Universidade Federal de São Paulo e autor, junto com Daniel Feldmann, do livro "Brasil autofágico, aceleração e contenção (...)
La Izquierda Diario
Neste último sábado, a entrevistada pelo programa Esquerda em Debate foi Irene Maestro Guimarães, militante do Luta Popular e membro da executiva nacional da CSP-Conlutas. O novo programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates (...)
Diana Assunção
Sílvia Viana é professora de Sociologia da FGV e doutora pela USP. Escreveu o livro "Rituais de Sofrimento", publicado pela Boitempo, em que trata do tema dos realities shows como uma via que revela sobre o mundo do trabalho e do uso das redes sociais, nesta segunda parte. Esta entrevista ao (...)
Vitória Camargo
Hoje se tornou um senso comum nos setores petistas e progressistas em geral lembrar de junho como um movimento capturado pela direita. É sinal dos tempos reacionários que vivemos.
Thiago Flamé
As discussões sobre as manifestações do último 3J recolocaram o verdadeiro debate por trás de preocupações com infiltrados ou “extremismos”: a volta de manifestações de massas por fora do controle das direções oficiais.
Houve um momento da história recente do país em que a utopia ganhou as ruas das cidades e moveu placas tectônicas de um Brasil aparentemente sereno. Uma utopia em seu melhor sentido, de um tipo em que sonhamos acordados com um futuro diferente e o sentimos ao alcance de nossas mãos, tudo misturado (...)
Gustavo Costa
Neste artigo vamos buscar desenvolver uma visão crítica sobre o desenvolvimento dos fenômenos da luta das mulheres e negros no Brasil após os últimos levantes internacionais para fazer um debate com as correntes que se reivindicam de esquerda e atuam nesses movimentos muitas vezes compondo suas (...)
Diana AssunçãoLetícia Parks
Essa frase estampava um dos milhares cartazes de um manifestante anônimo presente nos protestos que marcaram as chamadas Jornadas de Junho de 2013. Um processo da luta de classes que mudou o país, abriu uma nova etapa e 8 anos depois ainda é motivo de debate e polêmica na esquerda, sobre a sua (...)
Felipe Guarnieri
No último período, durante os dois primeiros anos do governo Bolsonaro, assistimos ao aumento da utilização de um dos legados diretos da ditadura militar brasileira: a Lei de Segurança Nacional (LSN).
Douglas Silva
Juiz Flávio Itabaiana, responsável pela prisão de Fabrício Queiroz decorrente dos processos contra Flávio Bolsonaro, foi o mesmo responsável pela absurda condenação dos 23 ativistas criminalizados por participarem das manifestações de junho de (...)
Com a fúria negra da juventude que vem tomando os Estados Unidos e se espalha pelo mundo, o horizonte de que as ruas não podem ser o reduto do ódio da extrema direita bolsonarista voltou também ao Brasil. Por sua vez, o grupo de “hacker ativistas” Anonymous, que existe há quase duas décadas, sem (...)
Não se trata só de um espectro, mas de um processo em carne e osso. Um respiro para os que visam a transformação radical do mundo, ao mesmo tempo que um aperto sufocante para os que pretendem manter em pé este sistema de opressão e (...)
Mateus Castor
Em várias escolas, universidades e em locais de trabalho, jovens debatem e se perguntam como enfrentar todos esses setores “do ódio”, que querem cada dia mais destruir nosso futuro e nossa já cerceada liberdade nesse sistema. Seria apostando em um chamado “mal menor” como o PT, que abriu espaço para (...)
Centenas de pessoas foram às ruas do centro do Rio protestar contra a condenação dos 23 manifestantes perseguidos por terem participado dos protestos de 2013 e 2014
Gabriel Girão
Ativista palestina, que ficou presa 7 meses por protestar contra as ações de Israel na Cisjordânia, prestou apoio aos 23 perseguidos por protestarem em 2013
O caso dos 23 manifestantes condenados por participarem de processos em 2013 e 2014 tem várias aberrações como por exemplo a investigação do anarquista russo Bakunin, morto em 1876.
Jean BarrosoGabriel Girão
23 manifestantes foram condenados a prisão arbitrariamente ontem.
Pedro Cheuiche
Isabel Inês
Junho de 2013 marcou profundamente a política nacional, com a tomada das ruas por milhões de jovens de norte a sul do país, reivindicando direitos e questionando a precarização da vida imposta pelos partidos e pelo regime político tradicional. Qual a força daqueles protestos e quais seus (...)
Francisco Marques