Enquanto amplos setores veem no “Apruebo” uma superação da Constituição de Pinochet, não podemos ter ilusões de que ela vá resolver as demandas de 2019
Dauno Tótoro Fabián PuelmaAlejandra Decap
O governo de Boric decretou Estado de Exceção em Wallmapu, cedendo completamente à direita e fortalecendo a repressão e criminalização do povo mapuche
Teresa Melipal
Redação
As experiências dos governos progressistas na América Latina como no Peru e no Chile mostram a incapacidade que a política de conciliação de classes tem de enfrentar os avanços e os ataques da extrema-direita.
Miguel Gonçalves
La Izquierda Diario Venezuela
O jovem presidente Gabriel Boric finalmente cedeu à agenda da direita e dos empresários com uma medida que permite a implantação das Forças Armadas na região de La Araucanía e em duas províncias da região de Biobío (sul) para reprimir a crescente resistência na área do chamado "conflito mapuche".
La Izquierda Diario Chile
Veja abaixo e participe da campanha impulsionada pelo grupo internacional de mulheres Pão e Rosas com referentes feministas pelo direito ao aborto nos EUA.
Pão e Rosas
Nos EUA, onde recentemente houve um ataque racista na cidade de Buffalo que deixou 11 mortos e outros dois feridos, um motorista de aplicativo, em um gesto antirracista, negou uma corrida ao perceber que o casal que levaria ficou aliviado por ele ser branco.
O presidente e a primeira ministra da Finlândia, país vizinho da Rússia, anunciaram neste domingo adesão à OTAN.
[De Nova York] Neste artigo escrito especial para o Ideias de Esquerda, Daniel Alfonso e Jimena Vergara – integrantes do Left Voice e da Rede Internacional Esquerda Diário – oferecem um panorama da situação política nos Estados Unidos, da emergência de novos fenômenos de luta social e luta de classes e das tarefas da esquerda.
Jimena VergaraDaniel Alfonso
Mais de 55.000 trabalhadores do sindicato internacional de assistente sociais de Los Angeles, votaram a favor da greve. Este é só o começo, que poderá ir por mais, se o movimento de trabalhadores apoiarem a greve.
Left Voice
Shireen Abu Akleh foi assassinada enquanto cobria uma operação militar do exército de Israel num campo de refugiados palestino, ao ser atingida junto a outro membro da equipe de cobertura.
Carabineiros reprimiram trabalhadores da Companhia Nacional de Petróleo (Enap) em Hualpén, na região de Biobío, onde um protesto de terceirizados bloqueou o acesso.
Juan Chingo
Enquanto Sergey visitava o local, ele e sua comitiva foram atingidos com tinta vermelha por manifestantes que gritavam frases contra a invasão russa da Ucrânia.
As e os trabalhadores que fazem parte da nova onda de sindicalização nos Estados Unidos têm clareza de que as diversas opressões sociais que sofrem todos os dias têm relação direta com a exploração a que são submetidos por serem trabalhadores. Dessa união nasce a nova força operária no coração do imperialismo.
Ezra Brain (Left Voice)
Somente um movimento de massa protegerá o direito ao aborto e garantirá a defesa contra do avanço contínuo da direita.
O dia 1º de maio é conhecido como o dia dos trabalhadores em quase todo o mundo, e isso começou no final do século XIX com uma enorme greve de trabalhadores.
Octavia Hernandez
Documento sobre o panorama mundial a partir da guerra na Ucrânia, escrito a propósito da próxima Conferência do MRT.
André Barbieri