Mais uma vez centenas de trabalhadoras terceirizadas da limpeza das escolas estaduais de São Paulo estão sem salários. Em Campinas, a empresa terceirizada contratada pela diretoria oeste para fazer o serviço da limpeza é o grupo Fusion Serviços, uma empresa caloteira, só esse ano é a 4ª vez que essa (...)
Redação
Faísca Pernambuco
Tarcísio de Freitas segue com forte ofensiva privatista contra as empresas estatais do estado de SP, declarando guerra contra os trabalhadores do Metrô ao anunciar a privatização de todas as linhas, e avançando mais contra a CPTM e a Sabesp, para garantir o lucro de grandes empresários em detrimento (...)
A greve realizada pelos metroviários da CBTU de Recife-PE, e o indicativo de greve para o próximo dia 15/8 dos metroviários de SP já seriam motivos suficientes para ter um plano nacional que unificasse as lutas. Cercando-as de solidariedade através da mobilização de outras categorias contra a agenda (...)
Felipe Guarnieri
O 13 de Maio é uma data especial porque significou a derrubada do sistema escravista brasileiro pelas mãos dos trabalhadores escravizados e livres. Ela é uma da histórias que explicam que o negro dócil não passa de um mito burguês. Grande parte da juventude adora conhecer e ler sobre as histórias (...)
Renato Shakur
É a primeira greve massiva do setor em 15 anos. Escritores e roteiristas tentaram chegar a um acordo com os principais estúdios e plataformas de streaming para frear a crescente precarização das condições de trabalho no setor.
La Izquierda Diario - Argentina
Em 18/04 a Globo veiculou uma reportagem com mentiras para defender o metrô buscando culpar os metroviários que estiveram na colisão de trens no monotrilho em SP, para esconder as falhas do sistema de controle de trens da multinacional Alstom e proteger o processo de privatização conforme denúncia (...)
Há poucas horas se encerrou nossa greve, em uma votação apertada de 1480 a 1459. Nós do Movimento Nossa Classe, minoria da diretoria da Sindicato dos Metroviários, que defendemos a continuidade da greve na assembleia de hoje, queremos apontar conclusões iniciais dessa greve em que se mostrou uma (...)
Nossa Classe Metroviários
Os anos de golpe institucional e de governo Bolsonaro significaram um grande avanço dos interesses dos latifundiários e da agroindústria contra os trabalhadores rurais, os camponeses e os povos originários. O governo Lula não vai voltar atrás neste processo, para não romper a aliança que o elegeu e (...)
Thiago Flamé
O escândalo das vinícolas no sul trouxe à tona novamente o problema do trabalho escravo no Brasil. Além da profunda herança escravista na formação nacional e do racismo generalizado em nossa sociedade, o trabalho escravo contemporâneo conta com outro importante aliado: a Justiça (...)
Júlio Dandão
23:10 |
Redação Rio Grande do Norte
22:39 |
Cristina SantosMaria Bandeira
Nesta manhã (31/01), mais de 300 trabalhadores da manutenção da REFAP se reuniram na Avenida Antônio Frederico Ozanam (Canoas/RS) para um segundo dia de ato, seguido de uma assembleia, que acabou aprovando a continuidade da mobilização.
Redação Rio Grande do Sul
Texto originalmente publicado no site jorgesoutomaior.com no dia 21 de janeiro de 2023.
Jorge Luiz Souto MaiorValdete Souto SeveroGustavo Seferian
Na vésperas do Natal e do Ano Novo, empresa Soluções com aval da reitoria de Tom Zé da Unicamp, demite trabalhadoras terceirizadas de Limeira que fizeram greve pelo pagamento de seus direitos e contra as condições precárias do trabalho nos restaurantes universitários da Unicamp, que culminou na morte (...)
Faísca Unicamp
19:43 |
Dessa vez, a empresa e o governo do estado querem terceirizar os serviços de manutenção de vias e de climatização do metrô (ar condicionado dos trens). É preciso batalhar para barrar as terceirizações e ataques, unificando todas as áreas em defesa do metrô público e da efetivação de todos os (...)
O Metrô de SP assinou um convênio milionário com a polícia militar para substituir trabalhadores do Metrô por policiais nas estações. Ao mesmo tempo que vem cortando milhares de postos e aumentando a sobrecarga de trabalho no metrô, o Estado reage aos problemas sociais da fome, desemprego, miséria e (...)
Filipe Amorim - operador de trem do metrô de SP