×

Guerra às Drogas | Enquanto João Campos fortalece comunidades terapêuticas, PSB vota a favor da reacionária PEC das Drogas

O prefeito de Recife, João Campos, adora fazer um marketing demagógico com a juventude periférica, seja nevando o cabelo, seja dançando passinho. No entanto, enquanto faz isso, investe nas reacionárias comunidades terapêuticas, verdadeiros manicômios modernos, e seu partido vota a favor da reacionária PEC que criminaliza o porte de drogas, o que vai amentar ainda mais a repressão a população periférica.

quarta-feira 1º de maio | Edição do dia

Basta abrir as redes do prefeito de Recife, João Campos, para ver como o mesmo adora fazer demagogia com a juventude das periferias recifenses. Para começar, é uma imensa hipocrisia de um prefeito que nasceu numa família burguesa oligarca, que por anos dirigiu o governo do Estado e foi responsável pela criação da política de segurança do Pacto Pela Vida, que reprimia essa mesma juventude. Isso sem falar nas denúncias de eventos públicos organizados pela prefeitura onde jovens com determinados perfis, como por exemplo o cabelo nevado, eram sumariamente barrados de entrar.

Agora, tanto João Campos e seu partido, o PSB, aprofundam essa política. Recentemente, houve no senado a votação sobre a PEC que criminaliza o porte de drogas em qualquer quantidade. Como colocado tanto aqui nas páginas do Esquerda Diário, mas também vem sendo defendidos por vários especialistas, tal PEC apenas aumentará ainda mais a repressão e o encarceramento da juventude negra e periférica e fortalecerá as facções criminosas, aumentando assim ainda mais a violência, e não o contrário. E nessa votação, todos os senadores presentes do PSB votaram a favor, levando com que a PEC fosse aprovada com folga

Além disso, localmente o prefeito também vem levando uma política ultrarreacionária na questão das drogas. Está usando verbas da assistência social para fortalecer comunidades terapêuticas, verdadeiros manicômios modernos. E edital publicado recentemente, até mesmo estabelecimentos há mais de 200km da capital foram contemplados. A política de financiamento das comunidades terapêuticas é uma bandeira da direita bolsonarista. Não à toa, durante o governo de Bolsonaro, o investimento nesse tipo de política virou uma prioridade. Aqui, a família Tèrcio, importante aliados de Bolsonaro, ligadas à Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz, é dona de uma rede de comunidades terapêuticas.

Além da baixa eficácia, muitas dessas comunidades recebem denúncias cotidianas de métodos de tortura, e muitas vezes de internação contra a vontade do paciente, privando as vezes o mesmo de ter contato com outras pessoas. O tratamento muitas vezes é apenas feito pela religião, sendo que boa parte dessas comunidades está ligada à igrejas evangélicas ligadas ao bolsonarismo. Porém, essa política vem sendo levada a frente, com dinheiro público, justamente pelo PSB, que apesar de tentar aparecer progressista na figura de João Campos, mostra como é um partido burguês oligárquico profundamente reacionário.

Ao contrário disso, nós do MRT e do Esquerda Diário repudiamos veemente a PEC das Drogas, que aumentará a repressão sobre a juventude periférica, assim como a política de comunidades terapêuticas. A única saída que pode realmente responder ao problema do tráfico de drogas é a legalização das drogas sob controle operário!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias