×

CAMPINA GRANDE | Esquerda Diário participa do debate político “A Crise, O Golpe e a Universidade”

Nesta sexta, 16 de setembro, será realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) um debate sobre conjuntura política: “A Crise, O Golpe e A Universidade”, que contará com a participação dos professores Gonzalo Adrián Rojas (Ciência Política – UFCG/Esquerda Diário), Hélio Ázara de Oliveira (Filosofia – UFCG/Cajazeiras) e Márcio de Matos Caniello (Antropologia – UFCG/ Coletivo UFCG pela Democracia), organizado por professores da área de Filosofia da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS) . O debate será ás 18:30 horas na Sala 15 do Centro de Humanidades.

Shimenny Wanderley Campina Grande

quinta-feira 15 de setembro de 2016 | Edição do dia

Consumado o golpe institucional, no marco da crise política que os golpistas pensavam que iriam fechar com impeachment, mas se abriram duas: uma na superestrutura política quando Renan Calheiros articula até 19 senadores para não cassar os direitos políticos de Dilma, gerando uma crise com o PSDB, assim como a crise que se abre nas ruas, que é a mais relevante.

A isto devemos acrescentar um novo elemento da conjuntura que é a judicialização da política a través da operação Lava Jato que agora ataca de forma seletiva a Lula e ao PT. Como afirmamos em matéria de nossa redação do Esquerda Diário, nós que lutamos contra o golpe institucional de maneira independente do PT, mesmo sendo muito críticos a Lula e os métodos do PT, não podemos deixar de denunciar que a Lava Jato e essa operação é um grande teatro que finge lutar contra a corrupção enquanto deixa intactos as centenas de golpistas, de empresários e banqueiros corruptos que vivem tranquilos assistindo a peça do avanço da direita no Brasil.

Diante desse contexto, o Esquerda Diário terá a excelente oportunidade para politizar o debate a partir de uma visão ofensiva do marxismo como vem realizando em diferentes lugares, é preciso fazer um balanço político da política de conciliação de classes do PT, discutir as saídas que estão propondo o próprio PT, diretas já ! e outros setores da esquerda como eleições gerais e tirar lições para organizar a resistência renovando o chamado para que a juventude e os trabalhadores lutem contra o golpe institucional e contra os ajustes do governo golpista de Temer.

Desde o Esquerda Diário lutamos pelo Abaixo Temer golpista e por uma nova constituinte como uma saída de fundo a crise e não para recompor este sistema político podre. Dessa forma, a saída para a crise tem que estar pautada na independência política da classe trabalhadora, através de um programa que nos permita intervir na luta de classes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias