×

OPERAÇÃO LAVA-JATO | José Dirceu é preso em nova fase da Operação Lava-Jato

terça-feira 4 de agosto de 2015 | 00:19

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira, no âmbito da Operação Lava-Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de forma preventiva, por suposto envolvimento em corrupções dentro da Petrobras.

Dirceu já havia sido condenado à prisão pelo escândalo de subornos revelados no primeiro mandato de Lula e agora, segundo confirmou a Polícia, foi detido por suspeitas de que tenha se beneficiado dos desvios de dinheiro ocorridos na Petrobras.

A detenção foi ordenada após a constatação de que o ex-ministro movimentou, dentro da sua empresa JD Consultoria, R$ 71,4 milhões desde 2007.

O ex-ministro, que ocupou a pasta da presidência entre 2003 e 2005, foi detido em sua residência de Brasília, na qual há seis meses cumpre o restante de sua pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar.

Dirceu, de 69 anos, foi até há poucos anos um dos mais importantes líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual também pertence a presidente Dilma Rousseff e durante décadas foi o mais fiel escudeiro de Lula, que ao chegar ao poder em 2003 o nomeou ministro da Presidência.

Desde esse estratégico cargo, Dirceu controlou todos as faces do poder durante dois anos, até que foi obrigado a renunciar pelo escândalo de subornos parlamentares que o levou à prisão.

Segundo denúncias, Dirceu recebeu dinheiro da vasta rede de corrupção que funcionava na Petrobras, que de acordo com os balanços da própria empresa, se apropriou ilegalmente de cerca de US$ 2 bilhões entre 2004 e 2014.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias