×

CRISE SANITÁRIA MG | Minas Gerais tem alta de 29% na fila de espera para leitos de UTI em uma semana

O aumento expressivo na fila de espera por leitos de UTI se deu principalmente nas regiões sul e sudeste do estado, devido a lotação de hospitais.

quinta-feira 27 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Agência Brasil

A taxa de ocupação de leitos em Minas Gerais subiu em uma semana de cerca de 78% para 80,9 % nesta quinta-feira. O aumento na fila de espera foi mais expressivo, 208 para 269, o que representa uma alta de 29,3%.

Na cidade de Passos, na região Sul do Estado, onde a Santa Casa está com 100% de ocupação dos leitos de UTI, o governo de Minas Gerais mandou uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde, para adotar medidas emergenciais por causa desse aumento de internações de pacientes com Covid-19 e a indisponibilidade de leitos

Para tentar aliviar o colapso do sistema de saúde nas regiões sul e sudeste, onde a fila de espera está maior, o governo transfere pacientes para outras cidades.

Pode te interessar: Greve fez Kalil recuar e BH iniciou a vacinação de trabalhadores da educação infantil

O estado de Minas Gerais já registrou 39.540 mortes por Covid-19 e mais de 1,54 milhões de casos confirmados.

Mesmo com os números ainda elevados de casos e de mortes na pandemia e com o aumento da ocupação de leitos e na fila de espera, a vacinação ocorre de maneira muito lenta, de modo que nem mesmo aos setores essenciais foram garantidos a vacinação.

Em Minas Gerais, Zema segue a mesma política de Bolsonaro sem garantir as mínimas condições necessárias para que a população, principalmente os trabalhadores e os mais pobres, se proteja na pandemia, fazendo com que milhões de pessoas tenham que escolher entre morrer pela fome ou morrer pela Covid-19 nas fila de espera por leito.

Leia também: EDITORIAL - Novos ares de mobilização e a adaptação à agenda da CPI: confiar nas forças da nossa classe e da juventude




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias