×

Privatizações | Pernambuco é o pior estado em abastecimento de água e direitista Raquel Lyra quer privatizá-la

Segundo dados desenvolvidos pelo Instituto Trata Brasil, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada Anual (PNADCA) de 2022, Pernambuco lidera o triste ranking de ser o estado com a maior parte da população afetada pelo abastecimento de água.

terça-feira 5 de dezembro de 2023 | 21:47

Foto: Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE

Segundo os dados, Pernambuco tem 6,3 milhões de pessoas afetadas por abastecimento irregular de água e 1,6milhão de pessoas sem acesso a água. Essa é uma situação absurda que se estendem durante anos e é resultado de uma política desastrosa do PSB que governou o estado nos últimos anos.

Por outro lado, não podemos diminuir o peso do governo Lyra na questão do saneamento básico e o abastecimento de água que nada fez para reverter a situação. Ao invés de investir em algo tão vital do cotidiano dos trabalhadores e da população pobre de Pernambuco, Raquel Lyra preferiu investir 1 bilhão de reais em “segurança pública”, enquanto o assassinato da poplução negra cresce e as mortes por intervenção policial também.

Leia também: A dramática situação do acesso à água e saneamento em Pernambuco

Leia também: Raquel Lyra inicia estudo de privatização da Compesa, enquanto cidades não têm acesso à esgoto e água

Além disso, Raquel Lyra quer privatizar a empresa Compesa, responsável pelo abastecimento de água no estado. Um grande absurdo milhões de pernambucanos terem o acesso à água irregular ou diretamente nem terem acesso a água potável e governadora quer privatizar a água o que vai piorar ainda mais o serviço e encarecer a conta de água.

Os trabalhadores da Sabesp em São Paulo mostram o caminho, entraram numa fortíssima greve unificada com os trabalhadores do trem e do metrô do estado,mostrando disposição de luta para enfrentar as privatizações do governo de extrema-direita de Tarcísio Freitas. Nesse sentido, defendemos uma serviço de abastecimento de água e saneamento básico que chegue da região metropolitana ao Sertão, estatal, gratuito e que esteja sob controle dos trabalhadores da Compesa e dos usuários.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias