×

IO-USP | Reitoria da USP demite e manda expulsar tripulação dos navios de pesquisa

Reproduzimos abaixo comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da USP - SINTUSP à imprensa sobre a demissão sumária da tripulação dos navios de pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP, que há décadas prestam serviços à Universidade.

quarta-feira 4 de outubro de 2023 | Edição do dia

O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) denuncia que as tripulações dos navios de pesquisa do Instituto Oceanográfico da USP (navios Alpha Crucis, o Alpha Delphini e as embarcações de Ubatuba e
Cananeia), que trabalham para a universidade há muito tempo (em alguns casos mais de 20 ou 30 anos) receberam a notícia de suas demissões e a ordem de deixarem os navios nesta quarta-feira, 4/10, quando uma empresa terceirizada, contratada emergencialmente, deveria assumir o controle dos navios.

Com esse ato, a Reitoria da USP rompeu uma negociação com o sindicato e seus advogados sobre a permanência dos atuais tripulantes. Em reunião com os trabalhadores dos navios e a diretoria do Sintusp, a
tripulação decidiu não abandonar os navios. O comandante recebeu ordem de desembarcar os diretores do sindicato, entretanto não encaminhou a retirada dos mesmos.

O sindicato está enviando mais diretores da entidade para o navio em Santos. Além disso, está recebendo apoio de várias entidades e parlamentares contra essa ação absurda da Reitoria da USP. Os advogados do sindicato estão entrando com ação na justiça contra a Reitoria da USP.

OBS: Os navios estão ancorados no armazém 8 do Porto de
Santos

Contatos:
Neli: (11) 95042-7639
Magno: (11)989354529

Veja o apoio de parlamentares nas redes aos trabalhadores do IO -USP:

Veja também os estudantes da USP da juventude Faísca prestam apoio aos trabalhadores do IO-USP:

Pode te interessar:

A força dos estudantes pode derrotar a burocracia que toma as decisões que precarizam a USP

Greves na USP – um histórico, por Lincoln Secco




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias