×

Melhor do mundo | Aos 82 anos morreu Pelé, maior ídolo do futebol brasileiro

Depois de batalhar contra um câncer de cólon, o rei de futebol morreu nesta quinta (29) em São Paulo.

sexta-feira 30 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, o maior ídolo do futebol brasileiro e considerado por muitos, não só brasileiros, o melhor jogador da história do futebol mundial, morreu na tarde desta quinta-feira em São Paulo, aos 82 anos. A informação foi divulgada por sua família através das redes sociais. Ele estava internado desde o último dia 29 de novembro devido a um câncer de cólon, contra o qual lutava há muito tempo.

Considerado um dos melhores futebolistas e atletas de todos os tempos, e reconhecido pela FIFA como "o maior de todos". Foi campeão de um título da Supercopa dos Campeões Intercontinentais, dois da Copa Intercontinental, dois da Copa Libertadores da América, seis do Brasileirão, quatro do Torneio Rio-São Paulo e dez do Campeonato Paulista. É o maior artilheiro da história do time paulista com 643 gols oficiais, o segundo maior número por um mesmo clube.

Estreou na Seleção Brasileira em 1957 aos dezesseis anos e é, ao lado de Neymar, o artilheiro com 77 gols. Foi através de seus pés que se viu nascer o "futebol arte" e disputou quatro Copas do Mundo, das quais foi campeão em 1958, 1962 e 1970, sendo o futebolista que mais vezes venceu e o mais jovem. Marcou um total de doze gols em Copas do Mundo, foi eleito o melhor jogador em 1970 e o melhor jogador jovem em 1958. Nunca conseguiu vencer a Copa América e sua única participação foi o vice-campeonato em 1959. Aposentou-se do futebol em 1977 tendo marcado 1.301 gols em sua carreira.

Kely Nascimento, uma de suas filhas, confirmou a morte de Pelé, por meio de suas redes sociais. "Tudo o que somos é graças a você. Amamos você infinitamente. Descanse em paz", expressou em sua conta oficial no Instagram. Neymar e milhares de jogadores brasileiros, Messi, Mbappé, Cristiano Ronaldo e outros ídolos mundiais do futebol atual prestaram suas homenagens ao Rei.

Por conta da morte de Pelé, o governo de São Paulo e a prefeitura de Santos decretaram luto oficial de sete dias, assim como os principais clubes de futebol do país. O velório e o sepultamento estão previstos para o início da próxima semana, após a posse de Lula da Silva, em 1º de janeiro.

O clube da Vila Belmiro anunciou que os restos mortais serão transferidos de São Paulo para Santos e o caixão ficará no centro do campo do estádio. O velório público acontecerá entre as dez da manhã de segunda-feira, dia 2 de janeiro e dez da manhã de terça-feira.

"Pelé é o maior de muitos atletas que levaram o Brasil à glória do futebol mundial, assim como o maior gênio do esporte, um embaixador global da arte, do talento e da simpatia", disse o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao anunciar o luto oficial.

Ao final do velório, haverá uma procissão pelas ruas de Santos que passará pelo bairro onde mora a mãe de Pelé, Celeste Arantes, de 100 anos. Depois, os restos mortais de Pelé serão sepultados em cerimônia reservada aos familiares.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias