×

TURQUIA | Atentado deixa ao menos 28 mortos no aeroporto de Istambul

terça-feira 28 de junho de 2016 | Edição do dia

Uma dupla explosão deixou pelo menos 28 mortos e mais de 60 feridos na noite desta terça-feira (28) no aeroporto internacional Mustafa Kemal Atatürk, em Istambul, o maior terminal aéreo da Turquia.

A informação sobre o número de mortos foi entregue pelo governador de Istambul, Vasip Sahin.

Nenhum grupo, no entanto, reivindicou a ação até o momento. Nos últimos meses, a cidade foi atingida por atentados feitos por militantes curdos e pela facção terrorista Estado Islâmico.

No Parlamento, Bozdag disse que, por volta das 21h50 (15h50 em Brasília), dois homens armados com fuzis AK-47 trocaram tiros com policiais na entrada do terminal internacional e, em seguida, os autores detonaram os explosivos.

Testemunhas disseram à TV americana NBC que um policial tentou imobilizar um dos homens antes que ele detonasse os explosivos. Nas redes sociais, passageiros publicaram fotos de pessoas feridas dentro e fora do terminal.

A explosão ocorreu em um posto de controle na entrada do terminal. Aeroportos turcos têm áreas de controle de segurança em ambas as entradas dos terminais, além do controle de raio-x nos portões de embarque.

Os feridos foram socorridos em ambulâncias e táxis estacionados no desembarque do aeroporto. O chefe do Crescente Vermelho turco, Kerem Kinik, pediu que a população doe sangue para socorrer os feridos.

Devido ao atentado, os voos previstos para Istambul estão sendo desviados para Ancara e Esmirna, no oeste do país, ou retornando a seus aeroportos de origem.

O voo TK16 da Turkish Airlines, que saiu de São Paulo, pousou no Atatürk às 21h54, quatro minutos depois do horário que as autoridades disseram ter ocorrido o ataque. Não há informações, no entanto, sobre a situação dos passageiros.

Atatürk é o terceiro aeroporto mais movimentado da Europa, atrás de Heathrow, em Londres, e do Charles de Gaulle, em Paris, com mais de 61 milhões de passageiros em 2015 —mais que Guarulhos e Galeão juntos.

Os atentados abalaram o setor de turismo na Turquia, com uma queda do número de visitantes de 28% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015. A queda mensal foi a maior em 17 anos e preocupa o governo.

A Turquia, membro da OTAN (aliança militar ocidental) e da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o EI no Iraque e na Síria, havia intensificado as operações contra a facção na região norte da Síria, com parte da ofensiva para impedir qualquer ampliação do território dos povoados curdos ao sul do país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias