×

Contra a Lei Ómnibus. | Balas de borracha, spray de pimenta e detidos: manifestantes voltaram a ser reprimidos no Congresso

Aconteceu enquanto ocorria o "Festival Cultural" convocado pelo espaço Unidos pela Cultura contra o DNU e a Lei Ómnibus. A Polícia Aeroportuária espancou aposentados e aposentadas. Como aconteceu nesta quinta-feira, a Gendarmería e a Polícia Federal voltaram a reprimir na calçada, o Governo sequer respeita seu próprio "protocolo de ordem pública". Há pelo menos três detidos, um deles é fotógrafo.

sábado 3 de fevereiro | 01:27

Na tarde desta sexta-feira, após a Lei Ómnibus ser votada de forma geral na Câmara dos Deputados, a Polícia Aeroportuária atacou aposentados e aposentadas que se manifestavam em frente ao Congresso Nacional. Depois atacaram trabalhadores da imprensa, pelo menos três foram detidos e um deles é fotógrafo. Após a dura repressão, haviam “cacerolazos” no Congresso.

Enfoque Rojo

Enfoque Rojo

Enfoque Rojo

Nesta sexta-feira, foi validado o acordo entre governo e os blocos dialoguistas e votada no geral a Lei Omnibus, projeto que foi negociado semanas atrás em hotéis, departamentos particulares e gabinetes do Congresso.

Veja também: Ainda não há lei Ómnibus: foi aprovada na generalidade, mas sem votar os artigos o governo acaba ficando pressionado

No momento da ação repressiva, um festival estava ocorrendo na Plaza de los Dos Congresos, convocado pela Unidos X la Cultura e várias organizações contra a Lei Ómnibus.

O "Festival Cultural" contou com a presença de Peteco Carabajal, Arbolito, Julieta Laso, Las Manos de Filippi, Saga, Invisibl3s, Barbarita Palacios e Javi Casalla, Alto Guiso e Alta Gama, entre outros.

A assembleia de Unidxs pela Cultura tem sido parte ativa das organizações, assembleias de bairro e movimentos sociais que estão convocando para resistir à aprovação do DNU e à Lei Ómnibus de Milei.

A convocatória tem a seguinte consigna: "a cultura é necessária e está em situação de emergência".

Fazem isso enquanto fora do Parlamento já foram três dias de repressão brutal com uma operação comandada por Patricia Bullrich que busca intimidar com o uso da Gendarmería, da Prefeitura e da Polícia Federal. O resultado provisório é que uma dúzia de pessoas foram presas e centenas ficaram feridas em decorrência do uso de spray de pimenta e balas de borracha. No entanto, as assembleias de bairro, os movimentos sociais, o sindicalismo combativo e a esquerda mantiveram as convocatórias em cada um dos dias da sessão.

Enfoque Rojo

Enfoque Rojo

Enfoque Rojo

Enfoque Rojo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias