×

Racismo e xenofobia | Com boneco enforcado, Vini Jr. sofre brutal ataque racista antes de clássico espanhol

Antes do clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para essa quinta-feira na capital espanhola, torcedores do Atlético penduraram uma faixa atacando o rival e um boneco enforcado utilizando a camiseta com o número do jogador brasileiro. Há tempos Vini Jr. sofre inúmeros ataques racistas.

quinta-feira 26 de janeiro de 2023 | Edição do dia

O jogo dessa quinta-feira é o das quartas de final da Copa do Rei e foi marcado com um ataque racista grotesco. O boneco enforcado está pendurado em uma viaduto na cidade de Madrid e a faixa diz: "Madrid odeia o Real", que é um dos lemas de uma das torcidas organizadas do Atlético de Madrid.

A imagem grotesca remete a práticas ocorridas durante o período da escravidão, ou mesmo durante ações da Ku Klux Klan ao longo do século XX. Ações como essas são absolutamente inaceitáveis e escancaram o quão o racismo e a xenofobia estão presentes no futebol e em nossa sociedade de conjunto. Contra todos os ataques racistas, Vini, estamos com você!

Essas ações não são de hoje. O goleador brasileiro sofreu racismo no ano passado, quando um empresário falou, em um programa de TV, que Vini deveria parar de "fazer macaquice" ao fazer gols e dançar. A alegria e o talento do jogador incomodam os racistas e xenófobos que se sentem na liberdade de falar esse tipo de coisa. Dessa vez a imagem do boneco foi ainda além e se sugere grave ameaça.

Contra esses ataques, prestamos toda solidariedade ao Vini Jr. e gritamos juntos: abaixo o racismo! Nos inspiramos nas massivas mobilizações antirracistas do Black Lives Matter e outras mundo afora para combater o racismo e essa sociedade capitalista que lucra e se beneficia das opressões para manter e ampliar seus lucros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias