×

Eleições Argentina | Declaração internacional em apoio à Frente de Esquerda e dos Trabalhadores – Unidade (FIT-U) nas eleições argentinas

Centenas de ativistas, personalidades, intelectuais, dirigentes sindicais e organizações sociais e políticas de todo o mundo assinam esta declaração em apoio à candidatura de Myriam Bregman e candidatos e candidatas da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FITU) nas eleições deste domingo 22 de outubro.

quinta-feira 19 de outubro de 2023 | Edição do dia

Nós que assinamos esta declaração expressamos nosso apoio às candidaturas da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FIT-U) nas próximas eleições presidenciais de 22 de outubro na Argentina, encabeçadas pelas chapas de Myriam Bregman e Nicolás Del Caño junto com Vanina Biasi, Cele Fierro, Patricio del Corro e Mercedes Mendieta na Cidade Autônoma de Buenos Aires; Rubén Pollo Sobrero, Christian Castillo, Néstor Pitrola e Andrea Lanzette na Província de Buenos Aires; Alejandro Vilca em Jujuy; Liliana Olivero em Córdoba; Andrea Villagra em Salta; Miguel del Plá em Santa Cruz; e reconhecidas lutadoras e lutadores operários, populares e da juventude nas candidaturas de todo o país.

Num contexto de agravamento da crise capitalista mundial, de guerras, de ataques às condições de vida das maiorias sociais e de uma catástrofe climática, é necessário fortalecer uma solução de esquerda, anticapitalista e socialista, por um governo da classe trabalhadora.

As eleições ocorrem no contexto de uma Argentina que se aproxima de um novo colapso econômico, político e social e de um ajuste levado a cabo pelo governo peronista da Frente de Todos/Unión por la Patria que está sendo descarregado sobre a classe trabalhadora e os setores populares mais pobres. Estamos na presença de um regime político sujeito aos ditames do FMI, do imperialismo, das multinacionais e da burguesia argentina. As recentes eleições primárias (PASO) revelaram a enorme inquietação social e política de milhões de pessoas com as políticas dos partidos capitalistas tradicionais que geriram o Estado nacional nas últimas décadas e pioraram as condições de vida das grandes maiorias populares.

Nas PASO, venceu uma figura emergente por fora dos partidos tradicionais, o ultradireitista Javier Milei. Milei propõe a dolarização da economia, uma reforma trabalhista profunda para eliminar os direitos trabalhistas, um plano de privatizações. Isto é, um plano de ataque à classe trabalhadora para intensificar decisivamente a exploração capitalista na Argentina. Sua candidata a vice-presidente (Villaruel) e as principais figuras da coalizão de Milei (La Libertad Avanza) são negacionistas da ditadura. Além disso, gritam que entregarão definitivamente as Malvinas, privatizarão os rios e tirarão os direitos conquistados pelo movimento de mulheres e de dissidentes. A Frente de Esquerda, portanto, pretende lutar ativamente e em unidade contra esta expressão de extrema-direita.

A ascensão de Milei ocorreu num contexto de descontentamento e raiva com o governo e os políticos patronais tradicionais. E também do clima político e ideológico conservador gerado pela pressão do grande capital e das grandes coligações políticas capitalistas que se encontram em profunda crise. Evidenciam isto os resultados de Patricia Bullrich, representante da direita do Juntos por el Cambio, e Sergio Massa, ministro da Economia do atual governo de Alberto Fernández, responsável pelos ajustes dos últimos anos e que continuam até hoje. Apenas um dia depois da PASO, numa situação social gravíssima, Massa aplicou um novo ajuste que encarece os alimentos e outros produtos essenciais, desvalorizando a moeda em 22% a pedido do FMI. E agora, pressionado pelas suas próprias necessidades eleitorais, anunciou tardiamente algumas medidas para setores de trabalhadores, as quais também são completamente insuficientes.

Neste difícil cenário, a Frente de Esquerda Unidade, que é uma coligação da esquerda classista e socialista composta pelo Partido de Trabajadores Socialistas (PTS), pelo Partido Obrero (PO), pela Izquierda Socialista (IS) e pelo Movimiento Socialista de los Trabajadores (MST), voltou a se mostrar como a única referência de independência de classe ligada aos trabalhadores, às mulheres e à juventude para enfrentar os partidos do ajuste e dispostos a lutar contra o crescimento da direita. E é de fato a única força política que se opõe a todos os governos que ajustam e que deverá estar novamente na linha de frente nas ruas contra Milei e qualquer um que procure cercear os direitos da população.

Dos cinco candidatos que serão apresentados nas eleições oficiais de outubro, a FIT-U - com a sua fórmula presidencial encabeçada por Myriam Bregman, todas as suas candidaturas e a sua militância - é a única alternativa política que propõe romper com o FMI e não pagar a dívida, convocando os trabalhadores, a juventude e todos os setores explorados e oprimidos para lutar por um programa operário e popular de defesa dos salários, das aposentadorias, contra o desemprego, e pela distribuição das horas de trabalho sem afetar o salário e pela redução da jornada de trabalho a seis horas sem afetar o salário ou acordos coletivos de trabalho, para gerar trabalho genuíno, contra a especulação imobiliária, pela nacionalização do sistema bancário e do comércio exterior, pela expropriação sob controle dos trabalhadores das grandes empresas que especulam com os preços e a fome do povo, a defesa dos direitos das mulheres e dos LGBTs, contra o extrativismo que saqueia, destrói e polui, em defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas. Isto requer unir o conjunto dos explorados que as patronais e as direções sindicais burocráticas dividem entre efetivos, contratados, precários e desempregados, dando apoio a todos os trabalhadores, aos piquetes, às lutas populares e da juventude. Com este programa, a FIT-U chama os trabalhadores a enfrentarem nas ruas tanto o ajuste do governo como as medidas propostas pela oposição de direita, seguindo o caminho aberto pela recente luta do povo de Jujuy contra uma reforma constitucional antidemocrática e patronal, e as grandes lutas do movimento piquetero independente e dos sindicatos recuperados. Com essa posição, a FIT-U esteve à frente de enfrentar dentro e fora do Legislativo de Buenos Aires os organizadores de um ato negacionista e pró-ditadura.

Como foi demonstrado na Argentina e em outros países ao redor do mundo, as políticas de centro-esquerda ou do “progressismo”, que governam para os capitalistas, cerceiam a organização da classe trabalhadora com a colaboração da burocracia sindical, e aplicam políticas de ajuste sem resolver nenhum dos problemas sofridos pelos trabalhadores e setores populares e têm aberto caminho para a direita e a extrema direita. Por outro lado, as rebeliões populares na América Latina mostram o caminho para enfrentar esta ofensiva e abrir caminho para a luta por um governo de trabalhadores e pelo socialismo.

Se há uma conclusão fundamental do último ciclo político é que a extrema direita mundial (Milei na Argentina, Bolsonaro no Brasil, Trump nos EUA, Vox no Estado espanhol, Le Pen e Zemmour na França), em suas distintas manifestações nacionais, não pode ser combatida com políticas de direita e com a aplicação de medidas de ajuste contra aqueles que menos tem. Diante da crise da direita tradicional e do fracasso das variantes de centro- esquerda que são a face “progressista” dos ataques capitalistas contra os trabalhadores, o que faz falta é a defesa de uma política de independência de classe: convocar a classe trabalhadora e o povo a intervir, apoiando as lutas em curso e superando a paralisia imposta pela burocracia sindical, lutando pelas reivindicações urgentes, por um governo operário e pelo socialismo.
Neste cenário, nessas eleições presidenciais, a FIT-U é a única força que defende um programa da luta de classes e de independência política, capaz de dar expressão política pela esquerda à fúria social de amplos setores da classe trabalhadora, das mulheres e da juventude, e que também luta para conquistar novas representações de esquerda para colocá-las a serviço da luta contra o avanço da direita e contra todos os ajustadores. A FIT-U expressa objetivamente uma perspectiva de luta para que a classe trabalhadora levante um programa próprio diante da crise social em curso e por uma solução socialista fundamental para reorganizar toda a economia de uma forma democrática e racional em função das necessidades populares e não dos lucros capitalistas.

Por tudo isso, nós, ativistas, personalidades, intelectuais, dirigentes e representantes dos partidos que se reivindicam operários, anti-imperialistas e/ou de esquerda, do movimento de trabalhadores, do campesinato, da juventude, do movimento de mulheres, do movimento LGBT, do movimento ambientalista, ativistas e organizações que enfrentam a opressão capitalista, apoiamos as candidaturas da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores - Unidade (FIT-U) nas próximas eleições presidenciais de 22 de outubro na Argentina e chamamos a ampliar esse apoio.

ALEMANHA

Ação contra a injustiça patronal de Berlim (BAGA)

Organização Revolucionária Internacionalista (RIO, FT-QI)

—-------------------

Inés Heider, assistente social, despedida por lutar, sindicalista, da juventude do sindicato de educação GEW Berlín, militante da RIO.

Tabea Winter, dirigente da agrupação estudantil marxista Armas da Crítica, membro do parlamento estudantil da Freie Universität de Berlim, militante da RIO.

Kilian Gremminger, dirigente da agrupação estudantil marxista Armas da Crítica, membro do conselho estudantil de sociologia da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, militante da RIO

Leonie Lieb, enfermeira obstétrica da Clínica Neuperlach de Munique, delegada sindical do ver.di, militante da RIO

Yunus Aktas, enfermeiro em práticas, delegado de equipe no Movimento Hospitalar de Berlim, militante da RIO

AUSTRÁLIA

Socialist Alternative (SA)


Mick Armstron dirigente nacional da SA

BÉLGICA

Éric Toussaint, politólogo e economista.

BIELORRÚSSIA

Román Yerashenia, Liza Merlyak e Maxim Poznyakov. Ativistas e dirigentes sindicais da Bielorrússia exilados na Alemanha.

BOLÍVIA

ARPT - seção da UIT-CI

Combate Rojo, Juventude da LOR-CI

Liga Operária Revolucionária pela Quarta Internacional (LOR-CI, FT-QI)

Pan y Rosas Bolívia

—-------------------

Saul Azcarraga, ex secretário executivo da Federação Departamental de Trabalhadores em Educação Urbana de Santa Cruz

Elio Aduviri, ex dirigente de trabalhadores aeroportuários

Violeta Tamayo, dirigente da LOR-CI e do Pan y Rosas Bolívia

Javo Ferreira, dirigente da LOR-CI e membro do conselho editorial do La Izquierda Diario Bolívia.

Humberto Balderrama, membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores

Nathanael James, sociólogo, ex executivo da CESB (Confederação de Estudantes Secundaristas da Bolívia).

Eliseo Mamani, ex executivo da Federação de Professores Rurais de La Paz

Jesus Bernardo Choque, operário fabril, membro directivo da Federação de Trabalhadores Fabris de Cochabamba

Amado Walter Quispe, trabalhador da saúde pública, ex dirigente da Federação Sindical de Trabalhadores da Saúde Pública de Chuquisaca

Vladimir Mendoza Manjón, ex executivo do Magistério Urbano de Cochabamba

Rubén Herrera, dirigente da junta de moradores do Distrito 3 da cidade de El Alto

Freddy Choque Tancara, delegado do Magistério Rural do Departamento de La Paz, Bolívia.

Juan José Mancilla, aposentada da Caja Petrolera, membro directivo da Confederação Nacional de Aposentados

Lucy Chipunavi Cortés, operária fabril, ex dirigente da Federação Sindical de Trabalhadores Fabris de Riberalta

Alain Rivera, Escritório Jurídico dos Trabalhadores de Cochabamba

Gastón González, dirigente da Organização de Inquilinos de Bermejo Tarija

Luis Felipe Limarino Montalvan, escritor

Silvia Requena, docente emérita da Faculdade de Humanidades na Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) de La Paz, Bolívia.

Gabriela Ruesgas, docente da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolívia

César Antezana/Flavia Lima. Escritores de La Paz, Bolívia. Prêmio nacional de poesia 2017. Ativista cultural e parte da Coletiva Almatroste.

Silvia Fernández feminista independente integrante da Articulação de Mulheres e Feministas Pluridiversas

Jorge De La Rocha, professor universitário, magistério urbano, ex dirigente da Confederação de Trabalhadores da Educação Urbana

Janneth Alfaro, ativista ambiental da Reserva Nacional de Flora e Fauna Tariquía

Rosa Piña, ex executiva da Federação de Mulheres Camponesas de Pando Bartolina Sisa

Soledad Fernández, docente da Universidad Mayor de San Andrés, La Paz

Juan Inti Colque Lea, ativista plan 3000 Santa Cruz, Bolívia

BRASIL

Agrupação Tribuna Classista

Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), seção da UIT-CI

Iniciativa Socialista

Movimento Esquerda Socialista -MES, Brasil

Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT, FT-QI)

Política Revolucionária

Revolução Socialista do Brasil - LIS

—-------------------

Plinio Soares de Arruda Sampaio Júnior, economista e docente universitário da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Fernanda Melchionna (deputada federal / PSOL Rio Grande do Sul)

Sâmia Bomfim (deputada federal / PSOL São Paulo)

Vivi Reis (ex-deputada federal / PSOL Pará)

Luciana Genro (deputada estadual / PSOL Rio Grande do Sul)

Josemar Carvalho (deputado estadual / PSOL Rio de Janeiro)

Camila Valadão (deputada estadual / PSOL ES)

Fabio Felix (deputado distrital / PSOL DF)

Roberto Robaina (vereador / PSOL Porto Alegre)

Luana Alves (vereadora / PSOL São Paulo)

Joao Batista Araujo “Baba”, ex vereador no Rio de Janeiro (RJ) Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), seção da UIT-CI

Israel Dutra (Secretário Geral do PSOL)

Michel Tunes, dirigente da CST

Diana Assunção – pelo Movimento Revolucionário de Trabalhadores

Mariana Riscali (Tesoureira Nacional do PSOL)

Leandro Recife (Secretaria Nacional de Formação do PSOL)

Zeneide Lima (Executiva Nacional do PSOL)

Diolinda Souza (FNL – Frente Nacional de Lutas)

Rose Messias e Claudia González, dirigentas da CST

Danilo Serafim (SEPE RJ / TLS – Tendência Sindical)

Frederico Henrique (TLS – Tendência Sindical)

Etevaldo Teixeira (TLS – Tendência Sindical)

Camila Souza – (Movimento Juntos!)

João Pedro de Paula — (Diretor da UNE- União Nacional de Estudantes)

Bruno Magalhães (Coordenador nacional da Rede Emancipa)

Fernanda Peluci - diretora do Sindicato de Trabalhadores do Metrô de São Paulo

Marília Cristina Ferreira - diretora do Sindicato de Trabalhadores do Metrô de São Paulo

Felipe Mariante Guarnieri - diretor do Sindicato de Trabalhadores do Metrô de São Paulo

Larissa Regina Ribeiro - diretora do Sindicato de Trabalhadores do Metrô de São Paulo

Marcello Ferreira dos Santos "Pablito" – Diretor do Sindicato de Trabalhadores da USP

Adriano Favarin – Diretor do Sindicato de Trabalhadores da USP

Babi Dellatorre - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP

Patrícia Sayuri Tanabe Galvão - Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP

Claudionor Brandão –Diretora do Sindicato de Trabalhadores da USP e demitido político

Pedro Fuentes – MES – Rio de Janeiro

Angelo Balbino Soares Pereira - Revolução Socialista, LIS

Brasília, Isabela Aysha – Revolução Socialista, LIS

Mariane Regina Salles Panek – Revolução Socialista, LIS – Curitiba PR

João Pedro Ambrosi dos Santos – Revolução Socialista – Curitiba PR

André Marques Amarante – PSOL – Brasília DF

Halley Mendes Cunha – PSOL – Porteirinha - MG

Gabriel Elias Ambrosi dos Santos – Revolução Socialista/PSOL – LIS, Curitiba

Jean Henrique Da Cruz Silva- Liberdade, Socialismo e Revolução, Alternativa Socialista Internacional – Curitiba-PR

Gleice Oliveira – historiadora e professora aposentada – Manaus/AM

Fábio Marinho, Iniciativa Socialista

Leonardo Auim de Souza Chaves, Diretor do Sindicato dos Petroleiros de MG/ militante do Emancipação Socialista

Iuri Tonelo - sociólogo, docente suplente da Universidade Federal de Pernambuco

Gonzalo Adrián Rojas, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Simone Ishibashi - Doutora em Economia Política Internacional Universidade Federal do Rio de Janeiro

André Barbieri – Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Edison Urbano – doutorando em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC

Pedro Rosa, dirigente do Sintuff e da Fasubra (Federação de trabalhadores das Universidades)

Adriano Diaz – dirigente do Correios RJ e da CSP-Conlutas

Bruno da Rosa– dirigente de Garis do Rio de Janeiro

Diego Vitello membro do sindicato do Metrô de São Paulo

Barbara Sineidino – da Coordenação geral do SEPE (Profissionais de educação)

Gerson lima – Coordenador-Geral SINTSEP - Pará (PA)

Silvia Leticia – Vereadora do PSOL de Belém-PA e Coordenadora do SINTEPP - LIS

Rayme Sousa – Co-vereador do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Vice Presidente do SINTSUAS – PA (ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Wladimir Varela – Co-vereador do Mandato Coletivo PSOL/Belém -PA e Vice Presidente da ASSESAN (Saneamento)

Karina Lopes – Co-vereadora do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Edivaldo Silva – Co-vereador do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA Associação de Trabalhadores em Cemitérios – Belém -PA

Nancy de Oliveira Galvão – Secretaria Executiva Nacional da CSP CONLUTAS

Alex Fernandes – Secretaria Executiva Nacional da CSP CONLUTAS e da Direção do Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Neide Solimões – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Direção da CSP Conlutas- PA

Vera Coimbra – Executiva Estadual da CSP CONLUTAS/SP

Mauricio Matos – Direção Nacional da FENAMP

André Luiz Tavares – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Andréa Matos – Regional Norte II – ANDES

Carlos Alberto – Professor

Coordenador de Finanças do SINTEPP BELÉM

Carlos Roberto de Souza – Diretor do Sind. Químicos SJCampos/SP (Jacareí)

Jacilene do Socorro– Coordenadora Geral da Sub-Sede do SINTEPP de Baião/PA.

Reginaldo Reis – Coordenação da Sub-Sede do Sintepp Baião/PA

Dulcideia Palheta – Professora, Associação Cultural IAÇA

Lucia Farias da Rosa – Professora, Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Marcelo Diniz – Professor, Coordenação Estadual do SINTEPP Pará

Miriam Sodré – Professora, Secretária Geral do SINTEPP BELÉM

Madalena Gonçalves – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Paulo Sérgio – Coordenação Estadual do SINTEPP- PA

Carlos Eduardo – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Marcely Carneiro – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Sandra Nascimento – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Cristiane Vilaça – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Antônio Brito – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Ilza dos Remédios – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Alcir Lima – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Edilson Vinagre – Coordenação do SINTEPP BELÉM-PA

Maíra Machado, coordenadora da subsede de Santo André da Apeoesp

Marcella Campos, conselheira estadual da Apeoesp e membra do Secretariado Executivo Nacional da CSP-Conlutas

Flávia Telles, conselheira estadual da Apeoesp - Subsede Campinas

Odilon Batista, conselheiro estadual da Apeoesp - subsede Santo André

Tatiane Lima, conselheira estadual da Apeoesp - subsede Santo André

Mônica Dias, conselheira estadual da Apeoesp - subsede Santo André

Lívia Tonelli, conselheira estadual da Apeoesp - subsede de Campinas

Victor Bernardes da Silva, conselheiro estadual da Apeoesp - subsede Campinas

Danielle Jardini, conselheira estadual da Apeoesp - subsede de Campinas

Ana Vitória Cavalcante - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Juliana Begiato - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Brenda Brossi - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Gabriel Brisighello - coordenador da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Beatriz Boldrini - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Anne Elise Prates - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Victoria Gordon - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Ana Clara Vaz Martins - coordenadora da gestão proporcional da lista 2 do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da Unicamp

Sheila Ratis – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Luiz Ratis – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Neno Freitas – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Presidente da Associação dos compositores de Samba de Belém -PA

Rosa Oliveira – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Presidente da Associação Pássaro Junino Ararajuba

Maryzaura Oliveira – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Wagner Cabano – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Membro do Movimento Convoca SEMEC

Bernadeth Mamede – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Presidente da Associação dos Moradores Jardim Bela Vista – Tapanã

Diane Moraes – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Carla Corado – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Fórum de Servidores Municipais de Belém -PA

Cassandra Varela – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Membro da Frente Evangélica pelo Estado Democrático de Direito

Renaldo Reis – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Servidor Municipal da Semma

Rosallyne – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Servidora Municipal da Semec

Wellington Luiz Cabral – Direção do Sind. dos Químicos de São José dos Campos e Região-SP

Executiva da FETQUIM, Davi Paulo Junior – Direção do Sind. dos Químicos de São José dos Campos e Região/SP

Executiva Estadual da CSP CONLUTAS/SP

Demetrius Marcelino – Oposição Sind. dos Serv. Municipais de Aparecida

Angelo Balbino – Oposição SINPRO-DF

Suzete Chaffin – Professora, Executiva Estadual da CSP CONLUTAS/SP

Cristiano Idalgo Leite Yutha – Direção do Sind. Dos Químicos – Jacareí/SP

Juliana de Freitas – Professora, Oposição SINPRO-DF, Unidos pra lutar. Revolução Socialista – PSOL, LIS

Lucas Barbosa – Professor, Coordenação SINASEFE-DF, Revolução Socialista – PSOL, LIS

Matheus Pontes – Coordenação SINASEFE CACERES-MT

Messias Flexa – Professor

Oposição SINSEPEAP – Amapá

Douglas Diniz – Direção Nacional do PSOL - LIS

Eduardo Rodrigues – Diretório do PSOL Ananindeua Pará

Daniela – Coletivo Feminista Marielle Vive

Zarah Trindade – Coletivo Feminista Marielle Vive

Nilmara – Coletivo Feminista Mariela Vive

Walcicleia Cruz – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA

Sandra Regina – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Direção do Sintepp Belém

Denize – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Servidora Municipal da Sesma

Cibele – Conselho Político do Mandato Coletivo PSOL/Belém-PA e Servidora Municipal da FUNBOSQUE

Verónica O’Kelly – Assistente Social- Direção Nacional de Revolução Socialista LIS

Alex Adriano Alcazar Fernandes – Metroviário – Diretor do Sindicato de Metroviários e Metroviárias de SP e Unidos pra Lutar, Revolução Socialista. LIS

Rafael de Almeida Pereira – Designer e militante- Revolução Socialista, Liga Internacional Socialista

Bruno César Deschamps Meirinho- Advogado – Revolução Socialista/LIS PSOL

Wellington Luiz Cabral – Quimicos – Federação dos trabalhadores Químicos do estado de São Paulo, Sindicato dos trabalhadores nas indústrias químicas e farmacêuticas de São José dos Campos e região SP

Matheus de Mesquita e Pontes – Professor IFGoiano – PSOL / Revolução Socialista. LIS

Vera Lúcia Coimbra Moreira – Saúde – CSP Conlutas, Revolução Socialista/PSOL. LIS

Mauro Sérgio de Jesus Fernandes – Advogado – OAB, Alessandro Fernandes- Professor- Revolução Socialista LIS

Modesto Neto Professor- Revolução Socialista – PSOL. LIS Brasil

Lincoln Secco, docente universitário da Universidade de São Paulo

Jorge Luís da Silva Grespan, docente universitário da Universidade de São Paulo

Henrique Soares Carneiro, docente universitário da Universidade de São Paulo

Maria Beatriz Costa Abramides, docente universitária da PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Adrián Pablo Fanjul, docente universitário da Universidade de São Paulo

Sean Purdy, docente universitário da Universidade de São Paulo

Claudia Mazzei Nogueira, docente universitária da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Renata Gonçalves, docente universitária da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Aquilas Mendes, docente universitário da Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Antonio Alcir Bernárdez Pecora, docente universitário da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Guilherme do Val Toledo Prado, docente universitario de la UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, docente universitária da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Julio Cezar de Andrade - co-vereador municipal de São Paulo pelo PSOL

Marco Antônio Farias Scarassatti, docente universitário da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Hormindo Pereira de Souza Junior, docente universitário da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Adriana Romeiro,docente universitária da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Matheus de Souza Rodrigues, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Hélio Ázara de Oliveira, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Antônio Glaucio de Sousa Gomes, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Tiago Iwasawa Neves, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Antônio Lisboa Leitão de Souza, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Luciano Mendonça de Lima, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

José Irelanio Leite de Ataide, docente universitário da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Marinalva Vilar de Lima, docente universitária da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Marinalva Oliveira, docente universitária da Universidade Federal de Rio de Janeiro

Andréia Ferreira da Silva, docente universitaria de la UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Roseli de Fátima Corteletti, docente universitária da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Denise Cristina Ferreira, docente universitária da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Nivalter Aires – docente universitário - Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS)-Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Janaina Freire dos Santos – docente universitária - Pernambuco

Cláudia M Costa Gomes, docente universitária UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Ricardo Festi, docente universitário da UNB - Universidade de Brasília

Carlos Lima, docente universitário da UNB - Universidade de Brasília

Romero Venâncio, docente universitário da UFS - Universidade Federal de Sergipe

Maria Helena Cariaga, docente universitária da Universidade Federal do Tocantins

Roberto de Sousa Miranda, docente universitário da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Hugo Feitosa Gonçalves, docente universitário da Universidade Regional do Cariri

Fabiane Tejada da Silveira, docente universitária da Universidade Federal de Pelotas- RS

Sandra Bernadete da Silva Moreira, docente universitária da UFPA - Universidade Federal do Pará

Luiz Henrique Schuc, Ex-presidente da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN), docente universitario de la Universidade Federal de Pelotas- RS

Claudia Thereza Guimarães de Lemos, docente universitária

Adriane Vidal Costa, docente universitária da Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Anderson Zalewski Vargas, docente universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fernando Cotanda, docente universitário da Universidade Federal do Rio Grande del Sul

Hevilla Wanderley Fernandes, docente universitária da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

Pedro Henrique Kelly, Estudante

Carolina Cacau – (Brasil) – professora da rede pública do Rio de Janeiro (Brasil)

Flavia Valle – professora em Minas Gerais e magistério em Educação na UFMG (Brasil)

Valéria Muller - trabalhadora municipal em Porto Alegre (Brasil)

Letícia Parks – professora e do Quilombo Vermelho (Brasil)

Danilo Magrão – do Esquerda Diário e Edições Iskra

CATALUNHA

Vidal Aragonés, ex-deputado da CUP. Advogado trabalhista (Países Catalanes)

Cynthia Lub, doutora em História, escritora, professora de instituto público, CGT Ensenyament Catalunya

Marga Olalla, delegada sindical de trabalhadores municipais de Barcelona, Militante da LI

Verónica Landa, jornalista, porta voz do Pan y Rosas e professora de instituto público, CGT Ensenyament-Catalunya

Antoni Sesi, jornalista, editor do EsquerraDiari.cat

CHILE

Agrupação 18 de Outubro

Isadora, Mulheres de Luta Chile

Movimento Anticapitalista de Chile - LIS

Movimento Socialista das e dos Trabalhadores, seção chilena UIT CI

Partido de Trabalhadores Revolucionários (PTR) FT-QI

—-------------------

Natalia Sanchez, médica e vereadora municipal em Antofagasta

Camilo Parada dirigente do Movimento Anticapitalista

Dauno Tótoro, Licenciado em História e referente dos Direitos Humanos, Santiago de Chile

Ranier Rios, dirigente MST (Movimento Socialista das e dos Trabalhadores), seção da UIT-CI

Eliana Ponce e Tomas Pizarro Meniconi – Ativistas das zonas úmidas, Puerto Montt

Antonio Páez, presidente do Sindicato de Starbucks Chile

Daniela Avilés, dirigenta do Sindicato de Professores e Profissionais da Educação da Escola Padre Patricio Cariola de Antofagasta

Jonathan Rios, Coordenadora Unidad Sindical

Daniel Vargas, advogado trabalhista e de direitos humanos, ex candidato a deputado pelo Distrito 3, Antofagasta.

Joseffe Cáceres, dirigenta sindical Associação de Funcionários da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Sebasthian Valdivia, dirigente do Sindicato de Asseio do Hospital Regional de Antofagasta, Saúde Siglo XXI.

Patricia Romo, dirigenta do Diretório Comunal do Colégio de Professores de Antofagasta

Carla Ramírez, delegada gremial do Colégio de Professores da Escola Padre Patricio Cariola de Antofagasta

Valeria Yañez, Atriz da companhia Tarea Urgente

Bárbara Brito, professora, ex vice presidente FECH 2017

Fabián Puelma, advogado, diretor do La Izquierda Diario Chile

Jaime Rodriguez, dirigente do Sindicato de Operários Metalúrgicos Unidos
Trabalhadores da Educação em Luta

Programa Radio En Movimiento

Gustavo Gonzalez, Radio Paine

COLÔMBIA

Unidade Operária Socialista (Unios) - LIS

Unidade de Esquerda Revolucionária (UNIR)

—--------------------------

Miguel Vivas, Fiscal do sindicato nacional Asonal Judicial

Jenny Duque, socióloga. Correspondente do La Izquierda Diario na Colômbia

Joaquin Linero, presidente da Associação de Educadores do Distrito de Santa Marta

COREIA DO SUL

Yang Joonseok (March to Socialism, South Korea)

COSTA RICA

Movimento de Trabalhadores e Camponeses (MTC)

Organização Socialista Revolucionária (OSR) FT-QI

Partido Revolucionário das e dos Trabalhadores (PRT) - LIS

—-------------------

Rob Lyons, ex-deputado do Canadá (residente na Costa Rica)

Manuel Sandoval, historiador, docente.

Patricia Ramos Con, advogada feminista socialista

Fernanda Quirós, filósofa, professora da UCR

Marco Amador Valverde, Partido revolucionário dos trabalhadores e trabalhadoras

Orlando Barrantes Cartín, Comitê Executivo do Bloco Habitacional

Esteban Fernández, dirigente da OSR.

Jean Moreno Urbina, presidente de base APSE, Colégio Bilingue Santa Cruz

María Fernanda Mora Calvo, assistente social e coreógrafa

Adrián Jaén España, sociólogo, Comitê Executivo do Bloco Habitacional

Allen Cordero Ulate, sociólogo e filósofo

Olman Bolaños Ortiz, historiador, profesor da UNED

Christian Ocampo Hernández, educador, professor da UNED

Jorge Conte Guerra, sociólogo, membro da Junta diretiva do sindicato União de Trabalhadores e trabalhadoras da Universidad Técnica Nacional (UTRA-UTN)

David Morera Herrera, sociólogo docente Universidad Nacional

Rafael Morera Ramos, estudante secundarista

Grace Serrano, Comitê Preservação de Ecossistemas, Upala zona norte

María José Lechado, Comitê Executivo do Bloco Habitacional

Socorro Trejos, Comitê Executivo do Bloco Habitacional

Gloria Mercedes Meneses Navas, Comitê de Luta por Moradia de Morocha, Concepción de Alajuelita

María de los Ángeles Téllez Córdoba, Comitê de Luta por Moradia de Monte Alto, Concepción de Alajuelita

Josseling Silva Ruiz, Comitê de Luta por Moradia de Monte Alto, Concepción de Alajuelita

Josseling Denisse García Quintanilla, Comitê de Luta por Moradia de Monte Alto, Concepción de Alajuelita

Heidy Valencia, docente, ativista sindical e feminista

René Tamariz, ex dirigente sindical, professor de ciências naturais.

Carlos Coronado Vargas, Secretário Geral do Movimento da Ação Popular Urbana

Gastón Eduardo Carrillo Bianchi

Esteban Paniagua Vega, filósofo e assessor do Sindicato de Trabalhadores do Instituto Nacional de Ensino e Aprendizagem (SITRAINA)

Socorro Vargas Araya, Administradora Educativa, José René Tamariz, Docente de ensino médio

Álvaro Espinoza Alfaro, ex-dirigente sindical de Aquedutos e Esgotos de Costa Rica
Perez Zeledón, Costa Rica.

Roberto Ayala, sociólogo, professor UCR

Jorge Barrientos, historiador, professor UCR

Héctor Ferlini Cartin, filósofo, professor da UCR

Claribel Sánchez Arias, socióloga, professora da UNED e UCR

Norma Isabel Curcó Hernández, psicóloga e docente universitária

David Castillo, docente Universidad Bíblica Latinoamericana

Eduardo Bolaños Mayorga, psicólogo e professor da UCR

Paola Alfaro, psicóloga

Stephanie Macluf, psicóloga.

Hillary Badilla, estudante de Letras-UCR

Sofía Boirivant Morera, estudante de Direito-UCR

Paola Zeledón, editora La Izquierda Diario Costa Rica

Marco Vinicio Aragonés Fdez, escritor

Daniel Díaz Moya, colunista La Izquierda Diario

David Monge Navarro, desenho gráfico, La Izquierda Diario Costa Rica

Gustavo Molina Matute, colunista La Izquierda Diario

Fabricio Briceño

CUBA

Comitê Editorial de Comunistas Cuba

Frank García Hernández, sociólogo e historiador marxista. Membro do comitê editorial de Comunistas Cuba

Alina B. López Hernández, Professora e historiadora cubana

Lisbeth Moya González. Jornalista e acadêmica cubana atualmente em Quito

Yunier Mena Benavides, poeta e militante marxista. Membro do Comitê editorial de Comunistas Cuba

EQUADOR

LIS – Delegação Equador

—-------------------

Fausto Melendrez, dirigente Yaku es Agua de Guayaquil

Manuel Suárez, engenheiro. Correspondente do La Izquierda Diario no Equador

Julio Criollo Maldonado, dirigente da Frente de Defesa dos Aposentados do Equador

Efraín Bayas Bayas, Docente aposentado, Frente de Docentes Aposentados

Vicente Perez M., Professor aposentado, Ex dirigente do MST e fredemed.

EL SALVADOR

Ernesto García Linares, professor de Ciências Sociais, ex candidato a deputado pela UST

ESTADO ESPANHOL

Corrente Revolucionária de Trabalhadores e Trabalhadoras - CRT (FT-QI)

Luta Internacionalista (LI) UIT-CI

Socialismo e Liberdade (Sol) - LIS

—-------------------

Miguel Urban, eurodeputado de Anticapitalistas (Estado espanhol)

Santiago Lupe, historiador, porta voz da a Corrente Revolucionária de Trabalhadores e Trabalhadoras - CRT

Josep Lluis del Alcázar, dirigente Luta Internacionalista (LI) e da UIT-CI

Rubén Tzanoff, Socialismo e Liberdade - LIS

Lucía Nistal, doutora em Teoria Literária Universidad Autónoma de Madrid (UAM), impulsionadora do Referéndum UAM e porta voz da CRT

Florencia Salgueiro, Juntas e da Izquierdas

Josefina L. Martínez, jornalista, historiadora, escritora, editora revista Contrapunto

Miquel Blanch, delegado sindical do professora de escolas de adultos, membro da Corrente Sindical de CCOO de Girona, Militante da LI

Juan Carrique, advogado trabalhista e afiliado da CGT - Madrid

Asier Ubico, presidente do Comitê de Empresa de Telepizza pela CGT – Zaragoza

Adrián Ruiz Maza – Comitê de Empresa CGT Telepizza Zaragoza

Iván Ubico Guerrero – Comitê de Empresa CGT Telepizza Zaragoza

Esteban Rivera, Secretário Geral seção sindical CGT Grupo Alsea - Madrid

Alex León, exSecretário Geral seção sindical CGT Marktel – Madrid

M. Esther del Alcázar, delegada sindical de ensino público e dirigente da LI

Miquel Dominguez – Trabalhador despedido da Amazon-Barcelona

Juan Carlos Arias, delegado pela UGT do Departamento de Políticas Sociais e Família da Comunidade de Madrid

Joe Molina, ex trabalhador despedido de Panrico e militante da CRT – Barcelona

Àngels Vilaseca, CGT Sector Social-Barcelona

Víctor Muñoz, Seção sindical CGT Ensino Madrid

Susana Pena Barraso, filiada da CGT Saúde Aragón.

Augusto Mainar, filiado da CGT Saúde Aragón

Jorge Calderón, filiado ao sindicato de Educação de Aragón y la Rioja CGT

Raquel Arias, filiada da CGT OOVV (Madrid)

Natalia Leney, representante estudantil na junta da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología de la Universidad Complutense de Madrid

Ainhoa Jiménez, Alexandru Satanescu y Raúl Bodas, representantes estudiantiles en junta de facultad Filosofía y Letras y Claustral de la Universidad Autónoma de Madrid

Andrés Ramírez, representante estudantil na junta da Facultad de Derecho y Claustral de la Universidad Autónoma de Madrid

Almudena Lozano, representante estudantil e delegada de graduação de Estudos Hispânicos da Universidad Autónoma de Madrid

Dolores Adela Cayuela Arnao, claustro da Universidad Carlos III de Madrid

Luís Ángel Filián Andrago, representante de estudantes pela Junta da Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Zaragoza - Sindicato de Estudiantes de Izquierdas-Contracorriente

Raúl García-Durán de Lara, Professor universitário aposentado, Ateneo de Palafrugell

Irene Olano, porta voz agrupação estudantil Contracorrente - Madrid

Pablo Castilla, porta voz agrupação estudantil Contracorrente - Barcelona

Jorge Remacha, porta voz agrupação estudantil Contracorrente – Zaragoza

Clara Mallo, porta voz do Pan y Rosas – Madrid

Diego Lotito, jornalista, editor de IzquierdaDiario.es

ESTADOS UNIDOS

Coletivo Tempest (Tempest Magazine)

Left Voice (FT-QI)

—-------------------

Charles Post, sociólogo, City University of New York, membro do Tempest Collective

Tatiana Cozzarelli, Left Voice, Nova York

David Turpin, Anti-War Committees in Solidarity with the Struggles for Self-Determination

Emmanuel Santos, de Socialist Core

Tristan Taylor, cofundador de Detroit Will Breathe

Francisco Jiménez, trabalhador da saúde. San Francisco, California.

James Dennis Hoff, professor associado, Universidade da Cidade de Nova York

Nathaniel Flakin, Historiador, Left Voice e Classe Contra Classe, Berlín

Julia Wallance, membro de base do SEIU 721, militante contra a brutalidade policial e do Black and Brown Unity, Left Voice, Los Angeles.

Gina Goico, Artista, Acadêmica

FRANÇA

Revolução Permanente (RP) FT-QI

—-------------------

Ariane Anemoyannis, estudante, porta voz do Le Poing Levé

Alexis Antonioli, petroleiro, ativista da CGT Total Normandie

Adrien Cornet, petroleiro, ativista da CGT Total Grandpuits

Gaëtan Gracia, trabalhador da indústria aeronáutica, ativista da CGT Ateliers da Haute Garonne

Anasse Kazib, trabalhador ferroviário, porta voz do Revolução Permanente

Elsa Marcel, advogada , membro do Coletivo de Ação Judicial

Cristian Porta , trabalhador da indústria alimentista, ativista da CGT Neuhauser

GANA

Media for Sheroes Global

GRÉCIA

Internationalist Standpoint da Grécia

Nova Corrente de Esquerda pela Liberação Comunista (NAR)

Organização de Comunistas Internacionalistas da Grécia — Spartakos (OKDE-Spartakos)

Xekinima – Internationalist Socialist Organization da Grécia.

—-------------------

Soula Katsiampoura, deputada regional, Tessália, Grécia

Ilias Loizos, deputado regional, Ática, Grécia

Kostas Skordulis, Professor, Universidade de Atenas, membro do PP de OKDE-
Spartakos

Manos Skoufoglou, membro do Comitê de Coordenação Nacional de ANTARSYA, membro do CC de OKDE-Spartakos, Grécia

Nickolas Skoufoglou, membro do CC de OKDE-Spartakos, Grécia, membro do CI do USFI

GUATEMALA

Juan Pablo Muñoz Elías, investigador social.Membro do Círculo de Debates Marxistas de Guatemala

Oliverio Alejandro Del Aguila Mejia, historiador. Membro do Círculo de Debates Marxistas de Guatemala

Felipe Antonio Girón, antropólogo social. Membro do Círculo de Debates Marxistas de Guatemala

HAITI

Associação de professoras/es de Saint-Raphael (AESR)

Rede de organizações da zona Oeste (ROZO)

HONDURAS

Tomás Andino Mencía, ex deputado de Unificação Democrática e dirigente da Plataforma contra o continuismo, Honduras

ITÁLIA

AMR Contravento

Fração Internacionalista Revolucionária (FIR) FT-QI

Oposição Trotskista Internacional (OTI)

Partito Comunista dos Trabalhadores (PCL Itália, seção da OTI)

—-------------------

Giacomo Turci, editor do La Voce delle Lotte, professor de geografia de Ensino Médio, Roma

Scilla Di Pietro, estudante universitária, porta voz do Il Pane e le Rose - Pan y Rosas Itália

Lorenzo Lodi, estudante de doutorado, Scuola Normale Superiore

Gianni Del Panta, editor da revista Egemonia e pesquisador, Universidade de Pavia

Mattia Giampaolo, estudante de doutorado, Universidade La Sapienza de Roma

Militantes ativistas de Occio de Classe: Federico Bess, Delia Carloni, Raffaele De Blasio, Marta Palazzo, Simone Spadavecchia, Manuel Trotta

QUÊNIA

Liga Socialista Revolucionária (RSL) - LIS

NICARÁGUA

Alternativa Anticapitalista - LIS

—---------------------

Itzel Fajardo Sagastume da Nicaragua exilado na Espanha.

MÉXICO

Grupo Socialista Operário (GSO) - LIS

Movimento ao Socialismo (MAS) seção da UIT-CI

Movimento das e dos Trabalhadores Socialistas do México (MTS) FT-QI

—-------------------

Massimo Modonesi, historiador e sociólogo, professor da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Manuel Aguilar Mora, historiador, escritor e professor universitário, Liga de Unidade Socialista

Jaime González Vargas, Liga de Unidade Socialista

José Luis Ayala, Héctor Valadez, José Luis Rojas y Emilio Téllez Contreras, pelo MSPP (Movimento Socialista do Poder Popular)

Flora Aco, trabalhadora estatal reinstalada e defensora dos direitos trabalhistas, ex aspirante a candidata independente anticapitalista a deputada

Marco Aurelio Cuevas Día, dirigente de GSO de México

Enrique Gómez, Francisco Retama, dirigentes do Movimento ao Socialismo (MAS) seção da UIT-CI

Sulem Estrada, docente de educação básica e ex candidata independente anticapitalista a deputada

Leda Victoria, dirigente docente e do MAS-Mulheres

Miriam Hernández, trabalhadora administrativa de base da UNAM e ex candidata independente suplente e anticapitalista a deputada

Jesús Torres Nuño, ex presidente do Conselho de Administração de Trabalhadores Democráticos do Ocidente (Tradoc)

Frente de Trabalhadores e Delegações Democráticas da Seção 11 do SNTE

Canek García Ramos, secretário geral da D-III-20 da Seção 11 do SNTE

Alejandra Sepúlveda y Ameyali Amador, trabalhadoras estatais reinstaladas

Epifanio García Carrillo, ex secretário de Trabalho do Sindicato Único de Trabalhadores de Calzado Sandak

Marisol Adaya Bautista, coordenadora do Coletivo de cooperativas da Nova Central das e dos Trabalhadores.

Alejandra Santamaría, docente precarizada despedida por lutar

Mariana Morales, professora despedida da Fac de Economía UNAM

Yara Villaseñor, pesquisadora precarizada da UNAM e Pan y Rosas Mexico

Joss Espinosa, estudante de filosofía e letras UNAM e PyR México

Pablo Oprinari, diretor da revista Ideas de Izquierda Mx.

Barbara Funes directora do LID Mx

Mario Caballero, Movimento das e dos Trabalhadores Socialistas de México.

NORUEGA

Pedro Ulloa, Ativista, O Gênero Humano

PANAMÁ

Proposta Socialista, seção da UIT-CI.

—------------------

José Enrique Gares, trabalhador da Universidad de Panamá

Priscilla Vásquez, ex dirigente nacional dos trabalhadores de Seguro Social

Virgilio Arauz, dirigente da Proposta Socialista, seção da UIT-CI.

PAQUISTÃO

The Struggle do Paquistão - LIS

Frente Estudantil Revolucionária (RSF) do Paquistão

Campanha de Defesa Sindical do Paquistão (PTUDC)

PARAGUAI

Alternativa Socialista - LIS

PERÚ

Agrupação Vilcapaza

Alternativa Socialista - LIS

Corrente Socialista das e dos Trabalhadores (CST) FT-QI

PT-Uníos seção da UIT-CI

—-------------------

Enrique Fernández Chacón, ex deputado nacional e dirigente de PT-Uníos, seção da UIT-CI

Angela Liliana Maihuasca, secretária geral do sindicato de Hospital San Juan de Lurigancho

Carla Rimac Caqui / Secretaria de organização do MM-CH (Movimento Mariategista Creación Heroica)

Doris Caqui Calixto / Ex. Presidenta da Coordenação Nacional de Familiares de Vítimas de Desaparecimento Forçado do Perú

Arellano Baldeón / Secretário geral do SINDICATO DA FÁBRICA DE TÓPICOS LA COLONIAL

Jorge Corzo, dirigente de PT-Uníos

Sofia Chacaltanna / Docente Universitária

Marilú Dávila / Docente Universitária

Melissa Ascuña / Militante de Pan y Rosas e Docente de Literatura

Zelma Guarino / Militante de Pan y Rosas

Teresa Torres / Docente Universitária

Julio Blanco / Docente de ciências sociais e militante da Corrente Socialista das e dos Trabalhadores

Rossana Mandujano, Professora, Anticapitalistas

Daniel Mathews, Poeta, Anticapitalistas

Victor Yupanqui / Politólogo e militante da Corrente Socialista das e dos Trabalhadores

Ricardo Rodriguez / Dirigente de bairro de San Juan de Lurigancho.

Marco Rivera / Dirigente estudantil universitário de Lima

Melec Boza / Dirigente operária de Papelera Nacional

Cecilia Quiroz / Militante de Pan y Rosas

Jorge Campos / Ex dirigente operário do setor mineiro

Arturo Luque / Dirigente operário do setor mineiro em Arequipa

PORTUGAL

Nuno Geraldes Dirigente do STCC Sindicato de Trabalhadores de Call Center – Operador de call center

Renata Cambra – Dirigente do MAS – Movimento de Alternativa Socialista – Professora

Vasco Santos – Dirigente do STEFPN – Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Norte – Assistente Operacional

Angela Lima Dirigente do STCC Sindicato de Trabalhadores de Call Center – Operadora de Call Center

Samuel Marinho – Estudante e ativista LGBT

António Grosso, membro do Secretariado Sindical de Reformados bancários

REINO UNIDO

Alex Callinicos, professor emérito de estudos europeus, King’s College London

Tony Saunois (CWI/ Socialist Party)

Roney Turus, LIS Reino Unido

Professor John Parrington, Tesoureiro da Filial da University of Oxford, União de Universidades e Faculdades (UCU) (capacidade pessoal).

Alejandra Ríos, correspondente do La Izquierda Diario

REPÚBLICA DOMINICANA

Henry Morel, jornalista e militante do MST (Movimento Socialista dos Trabalhadores)
Pastor de la Rosa, Professor, Secretário Geral Federação de Professores da Universidad Autónoma de Santo Domingo

Alfredo García, Coalização de Organizações Populares de Cibao

Angel Leonardo Peña, Escritor

Luis José Chávez, Opção Democrática

Maya Oviedo, Artista

Michelle Ricardo, Artista

Tobías Fernández, Docente, Advogado. Associação Dominicana de Professores

SAHARA OCCIDENTAL

Chaiaa Ahmed Baba Beiruk, LIS

SUÉCIA

Sergio Galarce, Estocolmo – Suécia

TURQUÍA

Partido pela Democracia Operária (IDP), seção UIT-CI

Partido Socialista dos Trabalhadores (SEP)

—--------------------

Sedat Durel, Secretário Geral do Sindicato dos trabalhadores revolucionários da telecomunicação e de centro de chamadas

Atakan Çiftçi, delegado do Sindicato dos trabalhadores de educação e de ciência

Oktay Çelik, presidente do Partido pela Democracia Operária (IDP), seção UIT-CI

Gorkem Duru, dirigente de IDP.

UCRÂNIA

Liga Socialista Ucraniana - LIS

—-------------------

Oleg Vernyk, presidente do Sindicato Independente da Ucrânia «Zahist Pratsi», Liga Socialista Ucraniana, Ucrânia

URUGUAI

Corrente de Trabalhadores Socialistas do Uruguai (CTS - membro da FT-QI)

—-------------------

Alfredo Fonticelli, jornalista e escritor, Uruguai

Jorge Maiki, condutor do Programa de rádio Desde el Pie, e militante Contra Toda a LUC (Lei de Urgente Consideração) , Uruguai

Damián Recoba, editor do La Izquierda Diario Uruguai

Rodolfo García, integrante do Sindicato de Frigoríficos Canelones - SOOFRICA , Uruguai

Ricardo Curcho, integrante do Sindicato de Trabalhadores de Gás de Montevideo - UAOEGAS, Uruguai

Karina Rojas, Fernanda Parlade y Florencia Brum, militantes da Agrupação de Mulheres Pan y Rosas, Uruguai

Julieta Spinelli, Victoria Valenti, docentes e militantes da Agrupação de Mulheres Pan y Rosas, Uruguai

Daiana Álvez, trabalhadora independente e militante da Agrupação de Mulheres Pan y Rosas, Uruguai

Ana Martínez, ativista QUEER dentro do movimento LGTIBQ+, Uruguai

Sebastián Artigas, familiar de desaparecidos, Uruguai

Griselda Leal, militante socialista, Uruguai

VENEZUELA

Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS) FT-QI

Maré Socialista - LIS

Partido Socialismo e Liberdade (PSL), seção UIT-CI

—-------------------

Gonzalo Gómez, fundador do meio alternativo APORREA

Ángel Arias, sociólogo. Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS)

José Bodas, secretário geral da Federação Unitária de Trabalhadores Petroleiros da Venezuela (Futpv)

Orlando Chirino, dirigente nacional da Corrente Classista Unitária, Revolucionária e Autônoma (C-cura)

Gustavo Martínez, referente sindical e da Maré Socialista - LIS

Fausto Domínguez, sociólogo. Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS)

Armando Guerra, ex dirigente sindical de Hidrocapital

Jean Mendoza, Secretário Geral do sindicato SITRAEMAS, do setor de Madeira do Estado de Anzoátegui, Venezuela e militante da Maré Socialista - LIS

Suhey Ochoa, estudante. Pan y Rosas Venezuela e integrante da LTS

Humberto Zavala, educador. Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS)

Miguel Ángel Hernández, secretário geral Partido Socialismo e Liberdade (PSL), seção UIT-CI

David Rivas, estudante. Liga de Trabalhadores pelo Socialismo (LTS)

Juan Tovar. Trabalhador da Facultad de Ingeniería da UCV

Wilmaira Ríos, engenheiro agrônomo. Comitê de familiares e amigos pela liberdade dos trabalhadores presos

Leander Pérez, Ingeniero. Membro de enComún - Alternativa Popular Revolucionária (APR)

Diosman Bobadilla. Membro de enComún - Alternativa Popular Revolucionária (APR)

Simón Rodríguez Porras (PSL)

Emilio Bastidas, Jubilado, PSL, Secretário Geral SINTRADINIA

Oswaldo Pacheco, Economista, Partido Socialismo e Liberdade

Claudia Rodríguez Gilly, Socióloga, Partido Socialismo e Liberdade / Mulheres em Luta

José Rafael Ruiz, desenhista gráfico, Partido Socialismo e Liberdade

Luis Giovanni Fernández, Trabalhador universitário, Secretário Geral da Associação de Empregados da Universidad de Carabobo

Roberto Carpio Jubilado, Associação de aposentados e pensionistas de Ipasme

Luis Gustavo Zapata. Partido Patria para Todos - Alternativa Popular Revolucionária (PPT-APR)

José Ángel Curiel, Licenciado em Educação. Docente titular da UNEFM

Milton D’León. Editor do La Izquierda Diario Venezuela e integrante da LTS




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias