×

Violência Policial | Dia 7/1, ato aos 150 dias sem Thiago Menezes! O Estado é responsável

Completam-se, neste 7 de Janeiro, 150 dias que o jovem Thiago de 13 anos foi assassinado com 5 tiros por policiais na Cidade de Deus (RJ). Seguindo sua luta em busca de justiça, familiares e amigos organizam um ato nesta data (07/01/2024) na Cidade de Deus. Chamamos a todos que se indignam com a violência policial e o racismo perpetuado pelo Estado que assassina crianças a se somarem neste dia.

sexta-feira 5 de janeiro | Edição do dia

Thiago foi morto em 7 de agosto de 2023 por policiais militares na Cidade de Deus, onde residia com seus familiares. A polícia do Rio de Janeiro, comandada pelo governador Cláudio Castro, é responsável por ao menos 8 assassinatos de crianças em 2023. Dois meses após a morte de Thiago os policiais, que chegaram a interferir na cena do crime como registrado em vídeos, já estavam em liberdade. Desde sua morte manifestações vêm sendo realizadas por amigos e familiares tendo a última, inclusive, sido absurdamente reprimida pela mesma polícia que tirou a vida do menino que sonhava em ser jogador de futebol.

Casos como esse são a exemplificação da responsabilidade do Estado Capitalista, seja pelas articulações de seus representantes com o tráfico e a milícia, alimentada pela falsa guerra às drogas transformada em forte repressão policial nas favelas e periferias ou pela ausência de direitos para a juventude e os trabalhadores, massacrados pela instituição policial. O caminho da repressão, que leva ao brutal assassinato de crianças e jovens, tem sido fortalecido pelo Governo Lula-Alckmin seja por suas parcerias para aumento de verbas para as forças repressivas no Rio de Janeiro, GLO nos portos e aeroportos, ou por medidas como a de privatização dos presídios. Contra esse Estado e a barbárie capitalista é preciso fortalecer a luta por justiça.

Chamamos a todos a levantarem o grito de JUSTIÇA POR THIAGO como parte da luta anticapitalista e antirracista pois é inaceitável que as vidas da classe trabalhadora e seus filhos sejam marcadas na infância e vida pela violência do Estado!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias