A UFMG declarou que não conseguirá arcar com as contas de água, luz, e até mesmo do salário dos terceirizados. As bolsas da graduação e da pós também não serão pagas com a manutenção do bloqueio orçamentário.
Neste texto queremos seguir o debate sobre a importância do nosso DA ser uma ferramenta de organização dos estudantes com um sentido antiburocrático e combativo, sempre aliado aos trabalhadores, movimentos sociais, e a população.
O Diretório Acadêmico da FAFICH está em período eleitoral. Pensar qual entidade precisamos é essencial para que os estudantes sejam sujeitos não só nas eleições, mas na vida ativa da organização e dos posicionamentos políticos da nossa (...)
Cai a máscara do ecletismo teórico com que o PCB sempre tentou esconder sua tradição degenerada advinda do stalinismo, que traiu revoluções pelo mundo e restaurou o capitalismo na URSS.
As e os trabalhadores da educação municipal de BH estão em greve exigindo vacina para todos e contra a imposição de Kalil pelo retorno inseguro das aulas em meio a pandemia. Nós, estudantes da UFMG, precisamos cercar essa luta de apoio e solidariedade, pois o que está em jogo é o futuro do nosso (...)
Efeito Bolsonaro na metodologia do SISU causa insegurança e mostra o elitismo do vestibular.
Na UFMG, 4 estudantes que lutaram contra a ditadura se encontraram na mesma época e entrelaçaram suas vidas. Walkiria Costa foi casada com Idalísio Aranha, e José Carlos da Mata Machado compartilhou com Gildo Lacerda a militância e a (...)
O texto aprovado pela Câmara dos Deputados não considera repasses para escolas privadas religiosas, comunitárias, filantrópicas, ou do Sistema S, como proposto anteriormente na mesma instância. Agora, o texto segue para sanção de Bolsonaro. A defesa da manutenção do Fundeb exclusivo para a rede (...)
Kalil conta com o apoio de partidos reiteradamente contrários aos interesses dos trabalhadores e da maioria da população, como o MDB, DC, PP, PV, Rede, Avante e PDT. Essa nota traz um pouco das posições políticas de cada um afim de compreender o projeto que Kalil quer para a reeleição em (...)
A defesa do retorno das aulas presenciais feitas por Milton Ribeiro, políticos e participantes de grupos como o Todos pela Educação falseiam a preocupação com a educação e querem obrigar professores e estudantes a se exporem à covid-19.
Globo e Folha soltaram nesta semana artigos de opinião em defesa da reforma administrativa proposta por Bolsonaro e Guedes. Os setores mais privilegiados, como parlamentares, procuradores, diplomatas entre outros não serão afetados, enquanto se corta na carne dos trabalhadores mais precários como (...)
O congelamento dos salários dos servidores foi usado como moeda de troca por Bolsonaro e Guedes para a aprovação do pacote de socorro do governo aos estados e municípios por causa da pandemia.
Em meio a pandemia de coronavírus que já deixa mais de 100 mil mortos no país, fruto do desprezo pelas vidas do governo Bolsonaro e do descaso dos governadores e prefeitos nos estados e municípios, as reitorias das universidades públicas decidem antidemocraticamente o retorno de atividades através (...)
Precisamos construir uma grande campanha unificada de estudantes, técnicos e professores contra as demissões dos trabalhadores terceirizados que são em sua maioria mulheres negras.
Os estudantes da UFMG estão diante da tentativa de imposição do excludente Ensino Remoto Emergencial, que não vai servir para potencializar o papel da universidade no combate à pandemia, mas sim facilitar um projeto de precarização da educação que atinge sobretudo aos estudantes mais precários. Nos (...)
Enquanto Weintraub e Bolsonaro encaminham o projeto privatista "Future-se" ao Congresso, em suas assembleias virtuais, estudantes de filosofia (FAFICH) e dos 5 cursos que compõem a graduação da EBA discutiram proposições para decidir sobre o futuro de seus estudos e atividades em meio à pandemia e (...)
A UFMG publicou hoje (20) uma nota informando aos estudantes que a UFMG começa a planejar a retomada das atividades acadêmicas. Nós, da Juventude Faísca, defendemos que se realize um plebiscito para que estudantes, professores e trabalhadores efetivos e terceirizados da universidade possam tomar as (...)
Por que o dólar aumentou tanto, quem sai ganhando na conta de Paulo Guedes, e como são afetadas nossas condições de vida?
Após um ano do rompimento da barragem de Brumadinho, o estado de Minas Gerais acumula 33 estruturas de contenção de rejeitos interditadas e outras 25 em alerta de segurança, segundo relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) e Defesa Civil (...)
Hoje (02/05) haverá um Conselho de Entidades de Base da UFMG que pautará, dentre outros assuntos, o 57° Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), mas essa discussão tão importante já deveria ter sido feita com a base dos estudantes como parte de preparar uma forte oposição aos ataques de (...)