×

CRISE MIGRATÓRIA | Estrelas da seleção alemã de futebol em apoio aos refugiados

A Associação Alemã de Futebol (DFB) subiu um vídeo em que suas principais figuras dão uma mensagem de apoio aos refugiados e repudiam a violência e a xenofobia. Valiosa iniciativa no marco de uma grave crise migratória.

sexta-feira 4 de setembro de 2015 | 00:00

Desta vez foram os jogadores do mais alto nível do futebol europeu, integrantes da seleção alemã que se posicionaram e se expressaram publicamente a favor da solidariedade com os imigrantes refugiados que chegam à Europa ocidental (e à Alemanha em particular) em buscar de bem estar. A mensagem tem maior relevância em momentos em que se produz uma escalada de xenofobia e se percebe um clima reacionário e de violência contra os imigrantes que chegam aos milhares desde as últimas semanas.

Acontece que, igual à sociedade alemã, a seleção representante de seu futebol também é multiétnica; várias de suas figuras são de famílias imigrantes ou diretamente nasceram em outros países. É o caso do atacante Podolski (de origem polonesa), Özil, Gündogan e Can (da Turquia), Boateng (de Gana e que tem um irmão jogando na seleção do país africano) ou Mustafi (Albânia).

No vídeo se vê Boateng , Gündogan e Özil, porém também Schweinsteiger (capitão da equipe alemã) e Toni Kroos. Cada um mostra um cartaz escrito à mão e que descrevem o desejo por "boa vontade, respeito, integração, abertura e fair play" (termo futebolístico que se refere ao jogo limpo e leal). Ao final de cada frase, giram os cartazes e pode-se ler "contra a violência e a xenofobia".

Olivier Bierhoff, técnico da seleção, disse que "é importante para nós dar o exemplo" e encorajou a iniciativa. Por sua vez, Kroos - jogador do Real Madrid- disse "Minha opinião é de que a Alemanha, como um dos países mais ricos do mundo, tem o dever de ajudar".

Além deste gesto solidário, uma delegação da Federação Alemã de Futebol pretende visitar na próxima semana um projeto de habitação para refugiados em Frankfurt. Ali conhecerão os jogadores do "Refugee United", brilhante equipe formada por imigrantes que jogam em um clube de futebol local.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias