×

GREVE DO METRÔ DE SP | Hoje o Metrô está de greve: entenda e veja aqui os motivos para apoiar

terça-feira 18 de maio de 2021 | Edição do dia

A partir da zero hora desta quarta-feira, os trabalhadores do Metrô de São Paulo estão em Greve. Foram várias tentativas de negociação com a empresa e o governo. A empresa e o governo de Joao Doria do PSDB, estão tentando tirar várias conquistas históricas como o adicional de férias, adicional noturno, gratificação por tempo de serviço e estão ameaçando também desalojar o sindicato destes trabalhadores; além do arrocho salarial que já dura dois anos e um novo calote na participação dos resultados, adicional que deveria ser pago anualmente e que a empresa já deu calote parcial no último ano.

Durante todo o estado de greve, parte das demandas dos trabalhadores foi exigir a necessária vacinação para toda a população, com quebra das patentes e sem indenização, única forma de garantir que as vacinas estejam a serviço de imunizar a população, e não do lucro de alguns parasitas capitalistas. Os trabalhadores do Metrô de São Paulo estão trabalhando desde o início da pandemia, prestando este que é um serviço essencial para a população, ano durante o qual perderam 25 colegas por causa da covid-19 e mais de 1000 tiveram que ser afastados.

Dória diz não ter dinheiro para pagar os direitos dos trabalhadores, mas ao mesmo tempo destinam bilhões de reais para as empresas privadas do transporte privado, como CCR e Via4, numa clara tentativa de desmontar o serviço público e avançar nas políticas de privatização.

Os ataques do governo Dória e direção da empresa é também uma expressão dos ataques do governo Bolsonaro às condições de vida da classe trabalhadora de conjunto, por isso uma vitória dos metroviários é uma vitória de toda nossa classe. Cercar de solidariedade a luta dos metroviários de São Paulo é apoiar a exigência de vacina para todos, é defender um transporte público e de qualidade e defender a resistência contra os ataques do regime golpista e do governo Bolsonaro sobre os direitos trabalhistas: empresa e governo estão tentando cortar férias, adicional noturno, hora extra. Impedir que esse ataque passe sobre essa categoria estratégica da nossa classe pode ser um ponto de apoio para a luta pela anulação de todas as reformas anti-operárias do Bolsonaro e do regime golpista, que inclui Dória e todos os partidos da ordem burguesa, o Supremo Tribunal Federal, peça elementar do golpe, e a mídia golpista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias