×

MUDANÇAS NA PF | Novo ministro da Justiça vai trocar diretor-geral da PF com aval de Bolsonaro

Anderson Torres, novo ministro da Justiça de Bolsonaro, vai mudar o diretor-geral da Polícia Federal.

terça-feira 6 de abril de 2021 | Edição do dia

Foto: Afonso Ferreira/G1

Essa será a quarta mudança na chefia da PF desde a posse de Bolsonaro e o cargo já esteve no epicentro de crises políticas, quando vazou o vídeo da reunião ministerial ano passado e Bolsonaro travou uma forte batalha contra o então ministro da Justiça, Sergio Moro, para mexer os pauzinhos em defesa de seus filhos.

  •  Leia mais: Entenda a reforma ministerial: a dança das cadeiras entre militares e o Centrão

    O atual chefe da PF é Rolando de Souza, nome indicado pelo próprio presidente após Alexandre Ramagem ser impedido de assumir o cargo por veto do STF. Na época, Ramagem foi escolhido à dedo por conta de sua relação próxima com a família Bolsonaro.

    A intenção era colocar alguém próximo na chefia da polícia para garantir que nenhuma investigação avançasse contra seus filhos. Levantava-se também a hipótese de impedir que investigações como a do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes pudesse chegar no condomínio Vivendas da Barra. A chefia da PF, portanto, é de interesse pessoal do presidente.

    - Sobre as crise com a PF na época, leia mais sobre o assunto: Bolsonaro quer enfrentamento com STF para ter Ramagem na PF: "Quem manda sou eu"

    O novo ministro da Justiça, indicado na nova reforma ministerial, já foi acusado anos atrás de tortura e sequestro e, na chefia da PF do DF, atuou próximo ao presidente. Os nomes aventados nesse momento são o próprio Ramagem (que atualmente está na direção da ABIN). Mas outros nomes também estão na lista, como Cairo Duarte, Márcio Nunes e Alexandre Saraiva, os três superintendentes respectivamente de Minas, Brasília e Amazonas. Alexandre Moretti, atual secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, também é ventilado em Brasília.

    Anderson Torres afirmou que irá escolher o novo nome amanhã, quarta-feira, e também deve escolher o novo nome da Polícia Rodoviária Federal.




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias