×

PARLAMENTO | PSOL tem a melhor bancada do parlamento brasileiro no prêmio Congresso em Foco

O partido recebeu 244 votos e teve todos seus parlamentares indicados para a lista de melhores do ano: o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputados federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ).

terça-feira 12 de julho de 2016 | Edição do dia

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi eleito por jornalistas que cobrem as ocorrências do Congresso Nacional como o que exibe o melhor desempenho no Parlamento brasileiro. A votação foi promovida pelo site Congresso em Foco e teve a participação de 166 repórteres. Quem recebeu o maior número de votos foi o Partido dos Trabalhadores (PT), porém, o fato de o PSOL ter apenas um senador e três deputados federais favoreceu os socialistas.

Criado em 2004, por ex-petistas, o partido recebeu 244 votos e teve todos seus parlamentares indicados para a lista de melhores do ano: o senador Randolfe Rodrigues (AP) e os deputados federais Chico Alencar (RJ), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ). O PT ganhou 268 votos, com 101 parlamentares (89 deputados federais e 12 senadores). Esta foi a primeira fase do Prêmio Congresso em Foco. As siglas mais bem avaliadas depois do PSOL foram, seguidamente, PDT, PSB, PCdoB, PT, PSDB, PPS, PP, PMDB, DEM, PV, PTdoB, PR, PSC, PTB e PSD. As demais legendas — PRB, PMN, PEN, PRP, PSL, PHS e PRTB — não chegaram a pontuar nenhum voto.

“O PSOL tem muita disposição para criar novas relações políticas, as quais não sejam baseadas em fisiologismo e clientelismo. O reconhecimento nos anima demais, ainda mais neste momento em que há uma grande contestação sobre a política e os partidos. O PSOL sabe que os partidos não podem ter a pretensão de monopolizar. Esse prêmio aumenta nossa responsabilidade de sermos mesmo, como costumamos dizer, um novo partido contra a velha política “disse Chico Alencar, que, no boletim do Congresso em Foco da sexta-feira (08/07), foi considerado o deputado que mais se destaca na defesa da democracia, com 728 votos do público em geral. Ele também ficou na segunda colocação como o deputado que melhor representa a população no Congresso, com 1037 votos abertos. Nessa última categoria, em primeiro lugar, ficou seu colega Jean Wyllys, com 1054.

A média de cada parlamentar do PSOL foi de 61,5 votos. Esse número está muito à frente do segundo colocado, o PDT, cujos parlamentares fruíram, com uma média de 6,7 votos por candidato. Em seguida, ficaram o PSB, com 3,5 votos; o PCdoB, com 2,9; o PT, com 2,7; e o PSDB, com 1,6. Acesse o site Congresso em Foco e confira o total de votos por partido.

Segundo o regulamento da premiação, cada jornalista pode votar no máximo em dez deputados e cinco senadores. Também não foram computados os votos dados a parlamentares que enfrentam inquéritos ou processos criminais no Supremo Tribunal Federal.

Foto: Paulo Negreiros


Temas

PSOL    Política



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias