×

Privatização do Metrô | Raquel Lyra anuncia que dará continuidade à privatização do Metrô de Recife

Após metroviários encerrarem greve, a governadora Raquel Lyra anunciou que irá dar continuidade ao processo de privatização. É urgente a mobilização para barrar esse importante ataque.

segunda-feira 4 de setembro de 2023 | Edição do dia

Após os metroviários de recife anunciarem que encerraram a greve, a governadora Raquel Lyra falou que o estado de Pernambuco assumirá a gestão do Metrô do Recife. Se trata do primeiro passo para avançar para a privatização.

Como já dissemos aqui, a privatização do Metrô do Recife é o principal ataque do governo Lula-Alckmin no Nordeste.. Foi começado no governo Bolsonaro, em aliança com Paulo Câmara, mas será levado a frente pelo novo governo em aliança com a direitista Raquel Lyra.

O anúncio dessa tarde da governadora mostra que o discurso de que a inclusão do metrô no PAC impediria a privatização, foi só uma balela para enganar os trabalhadores. Com a greve findada sem a retirada do Metrô do Plano Nacional de Desestatização, o governo aproveita para avançar com o ataque.

A exigência que Raquel Lyra fez foi que se mantivesse os trabalhadores atuais e não fizessem que nem BH onde metade dos trabalhadores foram demitidos via Programa de Demissão Voluntária. No entanto, não podemos confiar na palavra de uma governadora que faz de tudo o possível para atacar os trabalhadores. Além disso, mesmo que os trabalhadores consigam se manter, a privatização significará um serviço mais caro e pior. Além disso, a condição de trabalho será muito pior e a ameaça de demissão rondará todos os trabalhadores que ousem reclamar, como já há denúncias de que está ocorrendo em BH.

Frente à esse cenário, é necessário desde já uma luta para impedir o ataque histórico que é a privatização. As centrais sindicais como a CUT deveria estar convocando uma ampla mobilização. E não podemos confiar em manobras do governo, como foi a promessa que a entrada no PAC não iria significar privatização, ou mesmo a declaração de Haddad que poderia engavetar a privatização. Tais discursos vazios, enquanto mantinham o metrô no PND, só serviram para desmobilizar os trabalhadores! Apenas é confiando na a luta e organização é que poderemos barrar o ataque!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias