×

DEMISSÕES NA INDUSTRIA | Trabalhador da Pirelli conta sobre as 120 demissões

domingo 17 de janeiro de 2016 | 21:13

Entrevistamos um trabalhador da empresa Pirelli, que por motivos de segurança (contra a perseguição patronal e do sindicato) preferiu não se identificar, sobre o clima na fábrica após o anúncio das 120 demissões anunciadas semana passada.

ED: Como está o clima na fábrica após as demissões?

T.P.: Esta muito tensa, pois não sabemos o dia de amanhã, poderemos ser os próximos a ser demitidos. Que sabemos a crise que estamos enfrentando!

ED: O que vai acontecer com os trabalhadores que foram demitidos agora, mas estavam em Lay-off antes?

T.P.: O lay-off foi uma solução que a empresa encontrou para cortes de gastos e demissões. Com isso é um acordo entre a Empresa e o governo. Essa "colaboração do governo" é descontada no seguro do desemprego. Então, quem foi demitido que estava em Lay-off. Vai ter apenas uma parcela ( agora não sei dizer bem a respeito da empresa, se ela vai ajudar de alguma forma os funcionários demitidos que estavam no lay-off ou dar alguma assistência).

E.D.: Como vocês estão encarando a redução de 1 dia de folga na escala de trabalho?

T.P.: Um dia a menos de folga é muito ruim. Porém entendemos o motivo da redução de uma turma. Esperamos que essa crise do nosso pais possa passar o mais rápido possível, para voltar com nossa rotinas. E nem tem como reclamar por que a porcentagem de desemprego é alta e não queremos estar no meio.

E.D.: Você sabe dizer qual é o perfil dos trabalhadores demitidos( aposentados, lay-off, etc)?

T.P: Não há perfil de trabalhadores demitidos.

E.D.: No ABC as montadoras e as grandes fábricas como a Pirelli tem argumentado que as demissões servem para adequar a produção ao cenário de crise, ou seja, faz os trabalhadores pagarem os efeitos da crise econômica. Você como trabalhador vê uma saída diferente?

T.P.: Vejo isso mais como uma questão politica. Estamos vendo que o índice de vendas de automóveis caiu muito, o dólar subiu, o valor de energia, aguá...
essas coisas acaba afetando á todos. Para falar a verdade não tenho ideia de alguma melhoria para esse ano.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias