×

INTERNACIONALISMO | Ato internacionalista em Porto Alegre: Todo apoio à luta e contra a repressão no Peru!

O ato foi realizado no dia 5 de fevereiro, no Parque Redenção em Porto Alegre (RS), convocado por setores da comunidade imigrante peruana e impulsionado pelo Esquerda Diário junto à Juventude Faísca Revolucionária. Abaixo a repressão e o governo golpista de Dina Boluarte, toda solidariedade à luta do povo Peruano!

Redação Rio Grande do SulRedação Rio Grande do Sul

domingo 5 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

Os trabalhadores, camponeses, povos originários e juventude peruana se encontram há mais de um mês em um heróico processo de luta contra o golpe parlamentar que colocou Dina Boluarte na presidência para levar adiante os interesses dos latifundiários, mineradoras e do capital imperialista. As manifestações e fechamentos de rodovias vem tomando o país desde os interiores rurais, onde estão muitos dos que tiveram sua decisão eleitoral atropelada pelo Congresso Nacional e pelo Judiciário. Agora, com caravanas massivas e após o aprofundamento da repressão que fez com que se chegassem a mais de 70 assassinados, a capital Lima também vem sendo palco da aliança entre camponeses, trabalhadores rurais e as massas trabalhadoras e médias da cidade.

Leia também | Denúncia: Brasil envia munições para a repressão no Peru: um caso de cumplicidade

Existe um profundo questionamento ao conjunto do regime político peruano, o que coloca na ordem do dia a luta contra o golpe, pela derrubada de Dina Boluarte, a punição dos responsáveis por todos assassinatos, a soltura dos presos políticos, a auto-organização dos trabalhadores junto aos povos originários, pela defesa de uma assembleia constituinte livre e soberana imposta pela luta - com a perspectiva de um governo provisório das organizações operárias e populares.

Parte dos convocantes chamaram o ato com as consignas:

Todo apoio à luta no Peru! Abaixo a repressão!
Abaixo o apoio de Lula à Dina Boluarte!
Assembleia constituinte livre e soberana!

Este ato internacionalista de apoio à luta e contra a repressão no Peru tem grande importância frente à situação, com as mobilizações seguindo e avançando, enfrentando uma autoritária repressão do governo golpista de Dina Boluarte que já matou mais de 70 pessoas, entre idosos, crianças e recém nascidos, sem falar na centenas de feridos. É nefasto o apoio do governo Brasileiro ao golpe, ainda mais considerando o peso do Brasil e a declaração de Lula legitimando a derrubada de Castillo, reconhecendo o governo de Boluarte, e entregando armas e munições para a repressão usar contra camponeses e trabalhadores em luta no Peru.

Desde o ato neste domingo (05), a comunidade peruana convoca à mobilização permanente. No próximo domingo (12) estaremos novamente no Parque Redenção, colocando todo apoio à luta do povo peruano.

Veja os vídeos das falas:

Giovana Pozzi, estudante da UFRGS e militante da juventude Faísca Revolucionária:

Luís, imigrante peruano residente no Brasil:

Siga o processo de luta no Peru pelo Esquerda Diário, com cobertura direta de nossa seção peruana, e de Marcello Pablito, dirigente do MRT e do Sindicato dos Trabalhadores da USP, enviado pelo SINTUSP para acompanhar e fortalecer a luta em Lima.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias