×

Luto | Lucia Helena Panzette, presente!

No dia 02 de abril de 2023, perdemos a companheira Lucia Helena Panzette, enfermeira aposentada pelo município de São Paulo que sempre dedicou sua vida à luta por uma saúde pública e de qualidade para toda a população. Lucia, nos últimos anos, esteve apoiando muitas batalhas do grupo de mulheres Pão e Rosas e do MRT, ao lado de sua filha, nossa querida Letícia Parks.

Diana AssunçãoSão Paulo | @dianaassuncaoED

terça-feira 4 de abril de 2023 | Edição do dia
Ilustração por Bruno Portela

Todas que pudemos conviver com ela, soubemos aprender da mistura de doçura e força que marcava sua personalidade, o que ela conseguiu transmitir com muita energia durante os quase quarenta anos trabalhando na enfermagem em São Paulo. Desses anos todos, passou mais de vinte anos como enfermeira do Centro Cirúrgico do Hospital do Servidor Municipal de São Paulo. Lucia sempre esteve à frente da luta dos trabalhadores da enfermagem, categoria tão desvalorizada e atacada por distintos governos. Sempre esteve presente em sua vida e sua luta a disposição e o carinho de atender a população o melhor possível, apesar de todas as restrições que os cortes de verbas e falta de funcionários, fruto dos ataques à saúde, impunham aos trabalhadores e trabalhadoras. Nos seus quase quarenta anos de carreira ela sempre lutou para que as lutas da categoria incluíssem pautas tão sentidas pelas mulheres, como a luta pelo direito à maternidade plena e o direito à creche nos hospitais para as trabalhadoras da saúde.

Lucia participando da campanha por justiça a Mari Ferrer
Lucia participando da campanha por justiça a Mari Ferrer

Lucia esteve com o grupo de mulheres Pão e Rosas na luta por justiça a Marielle, na luta por justiça a Mari Ferrer, apoiando nossas candidaturas anticapitalistas e prestigiando os lançamentos das Edições ISKRA, das quais sua filha Letícia foi parte organizadora e militante. Temos muito orgulho do privilégio de termos apoiadoras como a companheira Lucia que tanta força transmitia para tantas de nós.

Roda de discussão sobre a luta das mulheres em 2016 no vão do MASP como parte das candidaturas anticapitalistas do MRT
Roda de discussão sobre a luta das mulheres em 2016 no vão do MASP como parte das candidaturas anticapitalistas do MRT

Nos despedimos de Lucia com a certeza de que devemos seguir honrando a entrega de vida das trabalhadoras da saúde e enfermeiras que como Lucia dedicaram anos, meses, dias e horas ao cuidado com os trabalhadores, as trabalhadoras e a população pobre adoecida nos hospitais. Hoje, em seu velório, foram muitas homenagens de colegas trabalhadoras da saúde, lembrando da sua trajetória de vida e de luta; muitos familiares e dezenas de amigos compartilhando memórias lindas e fortes com nossa querida Lucia. Lembramos também suas músicas favoritas e seu amor fervoroso à vida. Nossos sentimentos a Letícia, Leandro e André, e a todos familiares e amigos. E, por tudo isso, seguimos com toda confiança em nossa luta revolucionária e comunista, sempre lembrando de sua trajetória e força.

Companheira Lucia, presente, agora e sempre!

Letícia e Lúcia por justiça a Marielle Franco e Mestre Moa, em 2016
Letícia e Lúcia por justiça a Marielle Franco e Mestre Moa, em 2016



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias