13:57 | Entenda porque lutar contra o aumento do bandejão se relaciona com a defesa do fim da Reitoria e do Conselho Universitário, para que a gestão da universidade seja feita democraticamente de forma proporcional pelos três setores da comunidade (...)
Neste dia 7/11 es estudantes da UFMG realizaram uma paralisação para lutar contra a precarização de seus cursos e da permanência estudantil. Precisamos seguir uma forte mobilização organizada desde as bases em cada curso, construindo um ato no dia 14/11 que se enfrente com a (...)
Levantamento que analisou 18 dias de 2023 constata que 37.526 trabalhadores foram demitidos em 122 empresas de tecnologia no mundo
Em Botucatu (SP), a decisão de Alexandre de Moraes proibindo protestos, endossada pelo STF, foi utilizada pelas autoridades locais para impedir, sob ameaça de multa e prisão, uma manifestação convocada com o mote contra o golpismo bolsonarista e em defesa da democracia, pelo PT e pela (...)
Crônica sobre a luta dos terceirizados da UFMG pelo pagamento de seus salários e direitos. A mesma ocorre em meio aos novos cortes na educação pelo Governo Bolsonaro e o Congresso. Na UFMG, a reitoria também está atrasando o pagamento de bolsas de monitoria e extensão de (...)
Ao mesmo tempo que dizia que a violência a motoristas "vale a pena" para garantir o sucesso da empresa, a Uber destinou US$ 90 milhões a lobby no Congresso dos EUA e no Parlamento Europeu para superar leis fossem obstáculos para sua (...)
Recife, Petrópolis, Minas Gerais, Bahia. Esses nomes, associados às tragédias ambientais impostas pelos capitalistas, aparecem constantemente nos jornais ao lado da quantidade de mortos, feridos e desabrigados. Bolsonaro e a extrema-direita não cansam de mentir que esses fenômenos são naturais, que (...)
Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934) foi um autor e pesquisador bielo-russo que desenvolveu importantíssimos trabalhos nas áreas da psicologia e da pedagogia. Apesar de ter morrido jovem, vítima da tuberculose, Vigotski construiu, nas palavras de Zoia Prestes e Elizabeth Tunes, uma “fecunda (...)
Confira 7 recomendações de livros para se pensar uma arte revolucionária, por Mafeminista
Mais de 200 professores e professoras de Arcos (MG) decidiram iniciar uma greve que seguirá por prazo indeterminado devido a não aplicação do Piso Salarial Profissional Nacional em 2022.
Contraditoriamente ao clima esperançoso que nos é depositado todo início de ano, fomentando a ideia de que as coisas serão melhores no ano que começa, Janeiro se tornou, para milhares de trabalhadores, sinônimo de enchentes, desabamentos, invasão de lama, mortes e destruição de casas. Sinônimo de (...)
Debate com o Editorial do Juntos! (MES/PSOL) "Não vai haver empate: todos os esforços para derrubar Bolsonaro".
Neste texto queremos seguir o debate sobre a importância do nosso DA ser uma ferramenta de organização dos estudantes com um sentido antiburocrático e combativo, sempre aliado aos trabalhadores, movimentos sociais, e a população.
O Diretório Acadêmico da FAFICH está em período eleitoral. Pensar qual entidade precisamos é essencial para que os estudantes sejam sujeitos não só nas eleições, mas na vida ativa da organização e dos posicionamentos políticos da nossa (...)
A mineradora Vale recorreu nesta segunda-feira (5) da decisão judicial que determinou o pagamento de R$ 1 milhão em danos morais por cada trabalhador efetivo da empresa morto no crime de Brumadinho, em Minas Gerais.
O Colégio Batista Getsêmani postou um vídeo nas redes sociais criticando a identidade de gênero. A postagem teria sido uma resposta a um outro vídeo em que crianças aparecem em uma campanha por respeito às pessoas LGBTQIA+.
Poema sobre o ataque à demarcação de terras indígenas. Contra a PL490!
Poema que retoma o nome da nossa nova seção de arte e cultura
A loucura no capitalismo é quase sinônimo de estigmatização e aprisionamento. O marxismo nos fornece o método para libertar a humanidade da lógica da exploração e da opressão. E assim também, libertar a loucura das amarras do capital. Nesse texto, os delírios de um personagem nordestino se encontram com (...)
Uma a cada quatro. Essa é a proporção de mulheres que sofrem violência obstétrica no Brasil. 11 anos. Esse o tempo que a Maternidade Leonina Leonor, que teria a capacidade de realizar em torno de 500 partos humanizados por mês, está pronta e sem funcionar. Esses números carregam profunda relação entre (...)
Três mulheres são aprisionadas na maternidade Leonina Leonor, que está sendo destruída pela prefeitura de Alexandre Kalil, em afronta ao movimento de mulheres.