×

Atos golpistas | Pesquisas dizem que 75,8% dos brasileiros são contra atos golpistas e 55% responsabilizam Bolsonaro

Segundo pesquisas feitas pelo instituto Atlas e pela Datafolha, 55% da população brasileira acha que Bolsonaro é responsável pelos atos golpistas ocorridos neste domingo (8).

quinta-feira 12 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Foto: Marcelo Camargo

Uma pesquisa realizada pelo instituto Atlas e outra, pelo Datafolha, apontaram que 75,8% da população brasileira discorda dos atos golpistas protagonizados por bolsonaristas no último domingo, 8.
Outros 18,4% dos entrevistados concordam, enquanto 5,8% não sabem.

Na opinião de 55%, o ex-presidente Jair Bolsonaro é responsável pela invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF). Outros 42,7% discordam dessa tese.

Frente a descarada responsabilidade do Bolsonaro na inflamabilidade de sua base, é importante ressaltar que o bolsonarismo também está sustentado por vários pilares dentro do próprio estado. A base que hoje sustenta o bolsonarismo foi forjada nas UPPs e operações humanitárias do Brasil no Haiti, reprimindo e violando sistematicamente a população.

Essas ações de domingo mostram que a extrema direita segue ativa e que não foi derrotada nas eleições, como o esquerda diário já vinha apontando em diversas análises. A conivência da polícia e governo distrital do bolsonarista Ibaneis Rocha e também de Celina Leão nas ações bolsonaristas é ilustrativo do caráter do estado. É necessário pensar em responder a essas ações reacionárias de forma independente das instituições degradadas do regime.

Não podemos confiar em medidas que fortaleçam esse Estado, como, por exemplo, mais policiais ou uma intervenção estatal que só serve para atacar com mais força a classe trabalhadora e os setores oprimidos. Convém lembrar em que resultou a intervenção federal do Rio de Janeiro em 2018, o assassinato de Marielle Franco, que segue impune ate hoje! Além do assassinato politico de Marielle, a juventude negra e periferica tiveram suas vidas arrancadas violentamente pelas “balas perdidas” da polícia.

Em 2017, na greve geral dos trabalhadores contra a reforma trabalhista na Esplanada também foi respondida como uma brutal repressão policial, bombas e tiros.

Nesse sentido, nós do Esquerda Diário, queremos saudar a luta dos entregadores que estão com uma paralisação marcada para o dia 25 de janeiro. É a luta desses trabalhadores que mostra como vamos combater cada ataque, cada reforma, cada privatização, cada corte da educação que tentam lançar contra nossa classe. É nessa força que confiamos, e não em alianças com a burguesia, alianças com a direita, como vem fazendo sistematicamente o governo eleito de Lula-Alckmin. Esse que tá recheado de ministros reacionários ligados à milícia, ministros que ajudaram a eleger o Bolsonaro em 2018, pessoas que apoiaram o golpe de 2016, o qual Bolsonaro se apoiou para continuar aplicando e aprofundando cada ataque, descarregando a crise nas costas da classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias