×

Indígenas | Funai volta a ser alvo da reacionária mira de Bolsonaro e da extrema-direita

Em mais um ataque aos indígenas, Bolsonaro acaba com o Conselho Fiscal e com os comitês do estatuto da Funai (Fundação Nacional do Índio).

sexta-feira 14 de outubro de 2022 | Edição do dia

Esse é mais um passo em direção ao desmonte total da Funai, que tem como objetivo facilitar o massacre impune das populações indígenas por parte dos capangas do agronegócio e seus amigos grileiros. Lembramos que em 2019 Bolsonaro já havia acabado com uma importante função realizada pelos comitês regionais da Funai que eram responsáveis pela coleta de informações. O órgão fiscal é responsável por realizar a governança e o controle das contas da Funai. Os comitês definiam os conjuntos de normas das regras. Os comitês são instâncias regionais de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social.

Bolsonaro, Mourão, o Congresso, Senado e STF são responsáveis pelas tantas atrocidades cometidas contra as populações indígenas, bem como as violências contra os ativistas indigenistas como Bruno Pereira, que trabalhou em instâncias semelhantes a estas extintas antes de ser assassinado em junho deste ano. Pra se enfrentar com esse setores e suas reacionárias pautas temos que confiar somente nas forças de nossa classe em aliança com as mulheres, juventude, negros, povos originários, PDCs, LGBTQIAP+, etc. É essa unidade que pode barrar a extrema-direita, e não a aliança com nossos carrascos como Alckmin.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias