Serão votados amanhã os vetos do governo ao reacionário projeto de lei do Marco Temporal. Enquanto organizações indígenas convocam um dia de luta em defesa da manutenção dos vetos, o governo Lula-Alckmin, que abriga em sua base grande número de deputados e senadores favoráveis aos ataques aos povos (...)
Alexandre Azhar
14 de novembro: dia escolhido pela burguesia para homenagear os bandeirantes. Na realidade, dia do genocídio indígena, escravidão e colonização. Relembremos a força de luta e resistência dos negros e indígenas contra a escravidão e o roubo de (...)
Redação
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou uma nota em repúdio ao uso dos direitos indígenas pelo governo Lula-Alckmin como moeda de troca com o Centrão
Tymbektodem Arara discursou na ONU denunciando a votação do Marco Temporal e a invasão da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, onde vive o povo de etnia Arara. Ainda no evento recebeu áudios com ameaças de fazendeiros locais, e 16 dias depois foi encontrado morto em um (...)
Como Kopenawa, cacique Raoni questiona governo Lula sobre continuidade de barbárie contra indígenas
Nesta sexta-feira (20), o governo Lula-Alckmin vetou trechos do reacionário projeto do Marco Temporal, o PL 2903/23, que foi feito sob medida pela bancada ruralista. A reivindicação dos povos indígenas era de veto total.
Tassia Arcenio
Dias após a monumental luta dos povos indígenas impor ao reacionário STF a rejeição da tese do Marco Temporal, a bancada ruralista avança às pressas a votação e aprovação de PL que não só cria o Marco, como estabelece uma série de outros graves ataques aos povos indígenas. E o fizeram com votos de partidos (...)
Introdução de alimentos ultraprocessados por empresa colocada por Dilma em Belo Monte provoca diversas doenças crônicas em população indígena
Senador Marco Rogério (PL-RO) pauta, nesta quarta-feira (20), e tenta votar na CCJ do Senado o Marco Temporal que está em análise no STF
Diego Nunes
Nós do Esquerda Diário recebemos denúncia de um ativista ambiental que acompanha o território indígena do povo Kaingang sobre a tentativa de expulsão dos indígenas de seu território cuja responsabilidade recai sobre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), após o leilão e privatização (...)
O falatório juridiquês, quase incompreensível, realizado na sala suntuosa e com a suposta nobreza das togas, contrasta com a mobilização de diversos povos indígenas do lado de fora, reivindicando seu direito à existência.
Gabriel Girão
A aprovação na Câmara dos Deputados do reacionário PL 490 do Marco Temporal, com ampla margem de votação e forte colaboração de partidos que são da base do governo Lula-Alckmin, comprova mais uma vez que o caminho para enfrentar os ataques e defender o meio ambiente e os povos indígenas não é pela via (...)
MRT - Movimento Revolucionário de Trabalhadores
Em sessão realizada na noite desta terça-feira, 30, deputados do PSB, PV, PDT, MDB, PSB e União Brasil votaram favoráveis ao Marco Temporal, um ataque sem precedentes aos povos indígenas e meio ambiente.
Os povos também enfrentam outro absurdo resultado da atividade garimpeira: a contaminação por mercúrio.
Luiza Eineck
14:18 |
Cristina Santos
Relatórios da Funai apontam o envolvimento de militares do Exército com garimpeiros nas Terras Indígenas Yanomami desde o início do governo Bolsonaro. O Estado é responsável pela exploração nas TIY e pelo avanço do garimpo e do agronegócio.
O objetivo estratégico do general é atacar a demarcação de terras indígenas, defender a exploração de recursos minerais e de biodiversidade e ampliar controle e conhecimento territorial por parte dos militares no território amazônico.
Júlio Dandão
15:53 |
Os jovens se deslocaram rumo a uma fazenda ocupada quando foram fuzilados pelas costas por assassinos de moto. Grupos indígenas locais já alertaram do risco de pistoleiros na região. Após as mortes, manifestantes bloquearam a BR-101 exigindo a investigação e resolução do (...)
O aval ao garimpo de ouro, numa área vizinha à terra Yanomami, em Roraima, 60 vezes maior do que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, teve como beneficiária, Creusa Buss Melotto, que já foi condenada e cumpriu pena de prisão por tráfico de drogas. Além disso, ela foi denunciada pelo Ministério Público (...)
O Coordenador Regional da Funai de Barra do Garças, no Mato Grosso, capitão da reserva Álvaro Carvalho Peres, afirmou em reunião fechada que o presidente do órgão, delegado de policía Marcelo Xavier, pretende legalizar o garimpo e a extração de madeira em terras (...)