×

Furacão Daniel | Líbia: Imagens de satélite mostram devastação na cidade de Derna antes e após as enchentes

Veja as imagens feitas com um satélite que mostram a cidade de Derna antes e após as enchentes na Líbia, e entenda a situação que assola o país.

quarta-feira 13 de setembro de 2023 | Edição do dia

Foto: International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies

Imagens feitas com um satélite mostram a cidade de Derna antes e após as enchentes na Líbia. Conforme informou o ministro da Aviação Civil, Hichem Abu Chkiouat, à agência de notícias Reuters, o furacão Daniel, que atingiu o país no último domingo, causou uma enchente devastadora causando a morte de ao menos 5.300 pessoas e 10 mil desaparecidos.

As enchentes foram resultado da passagem do furacão Daniel no mar mediterrâneo e que atingiu o norte da África com força concentrada na Líbia. No leste, as cidades de Benghazi, Soussa e Al-Marj foram fortemente afetadas. A cidade de Misrata, no oeste, também foi atingida.

Em Derna o rompimento de duas barragens e quatro pontes fez com que a cidade ficasse praticamente submersa. Kasim Al-Qatani, um trabalhador humanitário atuando na cidade de Bayda, disse à rede de notícias BBC que é difícil para as equipes de resgate chegarem a Derna, já que a maioria das vias para a cidade estão bloqueadas "devido aos enormes danos”. Além disso, diz que falta água potável na cidade, que sofre também com a falta de suprimentos médicos.

A crise na Líbia ainda se agrava pelo fato de haver uma disputa política que divide o país ao meio desde as mobilizações populares que derrubaram o ditador Muammar Gaddafi e a intervenção imperialista naquele país por parte de Estados Unidos e países da Europa através da OTAN para garantir seus interesses políticos e econômicos em um país que possui grandes reservas de gás e petróleo.

O sistema capitalista coloca seus lucros acima das vidas humanas e a consequência são milhares de mortes pelo mundo que poderiam ser evitadas. Com recordes de temperatura, a mudança de biomas no mundo inteiro, a questão ambiental se torna cada vez mais urgente. Os inimigos do meio ambiente são os mesmos que exploram, oprimem e submetem cotidianamente a classe trabalhadora, as mulheres, negros, LGBT’s e os povos originários em favor do lucro. Apenas esses setores unidos sem nenhuma confiança na burguesia ou em suas instituições, podem levar a frente uma verdadeira revolução na relação do homem com o meio ambiente.

Pode te interessar: Desastres ambientais marcam o cenário internacional: Se o capitalismo destrói o planeta destruamos o capitalismo!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias