×

RACISMO | Mais pichações racistas na Unicamp

quarta-feira 6 de abril de 2016 | Edição do dia

Conforme denunciamos em outra matéria no Esquerda Diário, pichações racistas, acompanhadas do símbolo da Ku Klux Klan (KKK), foram encontradas nas paredes dos banheiros do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp. Como resposta, estudantes do instituto, juntamente com o Núcleo de Consciência Negra da Unicamp, organizaram uma campanha visual, cobrindo as paredes da unidade com imagens referentes à luta dos negros.

Porém, novamente apareceram insultos racistas pichados no IFCH. Dessa vez, a frase escrita pelos racistas foi: "aki não é senzala, tirem os pretos da unicamp já". Indignados, estudantes têm pensado em formas de lutar contra a discriminação. O Núcleo de Consciência Negra cobrou da reitoria da universidade a criação de uma comissão permanente para debater e combater o racismo na Unicamp. A chapa "Sobre Jandiras e Simones", chapa minoritária na gestão do CACH (Centro Acadêmico de Ciências Humanas), realizará nessa quarta-feira (6), com apoio do Núcleo de Consciência Negra, o Dia de Combate ao Racismo no IFCH. Este evento contará com atividades culturais que resgatam a história e cultura dos negros, e uma mesa que debaterá as pichações e a resistência ao racismo.

Não é novidade o racismo na história brasileira. O capitalismo se implantou no país baseado na escravidão. A região de Campinas, onde se localiza a Unicamp, teve no passado seu crescimento econômico baseado na monocultura do café, que empregava mão-de-obra escrava. Grande parte das atuais famílias burguesas da região são descendentes dos cafeicultores latifundiários e escravagistas. A ideologia racista, pilar do capitalismo, ainda vive com força no seio dessa elite e nos que seguem seu discurso reacionário. Mas os estudantes do IFCH responderam e continuarão respondendo aos racistas: NÃO PASSARÃO!


Temas

Racismo    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias