×

Marco Temporal | Tese reacionária do Marco Temporal será julgada pelo STF, enquanto indígenas de todo país protestam

quarta-feira 7 de junho de 2023 | Edição do dia

Após a Câmara dos Deputados, presidida por Arthur Lira, aprovar o PL 490 do Marco Temporal na semana passada, o STF julgará no dia de hoje a constitucionalidade dessa tese, que busca impor o marco da data de promulgação da Constituição de 88 para a demarcação de terras indígenas. Na prática, significa um brutal ataque ao direito à terra dos povos originários e também um “sinal verde” para passar a boiada contra o meio ambiente, junto a um pacote de medidas que incluem o PL do Licenciamento Ambiental e do Veneno. A votação está marcada para às 14 horas e será transmitida no lado de fora do STF, já que milhares de indígenas estão em Brasília para lutar contra o Marco Temporal.

Nós do Esquerda Diário, junto ao coletivo de juventude Faísca Revolucionária e ao Nossa Classe, estamos acompanhando desde o Acampamento e prestando nossa solidariedade aos povos indígenas neste momento. Viemos defendendo a necessidade de uma paralisação nacional contra o Marco Temporal e o arcabouço fiscal do governo Lula-Alckmin, unindo as grandes centrais sindicais e entidades estudantis à luta do povo indígena, como uma só luta.

Não é possível confiar no governo e nas instituições do regime, como o STF, que vieram avalizando diversos ataques contra a classe trabalhadora, para enfrentar o Marco Temporal e a devastação ambiental.

Acompanhe a luta contra o Marco Temporal pelo Esquerda Diário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias