Na quarta-feira (29), a Defesa civil de Maceió emitiu alerta para que a população não se aproximasse da laguna Mundaú, local onde se localiza a atividade mineradora de exploração de Sal-gema da empresa Braskem, com diversos bairros em risco de afundamento do solo, uma tragédia capitalista. Basta do (...)
Julia Cardoso
A OMM, no relatório sobre Estado do Clima Global, define o ano de 2023 como o mais quente já registrado, batendo o recorde climático de 1,4ºC acima da linha base pré-industrial.
Redação
A maneira irrefreável na qual o capitalismo deslocou o metabolismo socionatural tornou-se talvez uma das mostras mais contundentes da necessidade de superar esse modo de produção.
Esteban Mercatante
Desequilíbrio provocado pelo modo de produção capitalista, eventos climáticos incomuns geram enchentes, vendavais e desabamentos no RS, deixando milhares de pessoas desabrigadas.
Diego Nunes
Faísca Revolucionária
Crônica sobre o capitalismo desenfreado que matou Ana Clara Benevides Machado no show da Taylor Swift. Por uma sociedade que derrote a exploração do meio ambiente e de nossas vidas.
O sofrimento dos trabalhadores e estudantes com a insalubridade causada pelas altas temperaturas.
Nossa Classe - Educação
Situação de emergência decretada em MT e MS devido a mais de 2000 focos de incêndio.
Entre os deslocamento nos já precários meios de transporte das grandes cidades e a dura realidade da moradia no Brasil, o calor queima ainda mais a classe trabalhadora
Em meio a uma onda de calor, fruto da irracionalidade capitalista que produz as chamas na Amazônia, na Chapada dos Veadeiros e da crise climática mundial, 18 cidades do Rio de Janeiro sofreram um apagão na tarde desta segunda (13)
50 empresas concentram 5,2 trilhões de litros por ano, suficiente para abastecer, por um ano, 93,8 milhões de pessoas
Este artigo tem como objetivo trazer à tona algumas falsidades de como a burguesia trata a emergência climática que vivemos no Brasil e no mundo. Buscaremos mostrar conexões de causa e efeito, da dependência e interpenetração de fenômenos, para começar a trilhar o caminho de reconectar o que (...)
Leandro LanfrediRosa Linh
Seca no rio Negro quebrou o recorde negativo de 2010 e confirma a seca de 2023 como a mais severa dos últimos tempos
13:42 |
Calvin de OliveiraMiguel Gonçalves
Jade Penalva
Goteiras, infiltrações, desabamento de forros e alagamentos. Esse é o caótico cenário em que a UFRGS se encontra frente a brutal crise climática que coloca o estado do Rio Grande do Sul em alerta vermelho.
Luno P.
Caio Silva MeloCaio Reis
A destruição ambiental capitalista está a todo vapor e avança a passos largos. Os recentes eventos extremos que vimos ocorrer em diversas partes do mundo são um sinal de alerta do colapso ambiental ao qual o capitalismo leva a humanidade.
Giovana PozziCamila Galvão
No Brasil e no mundo as mudanças climáticas têm deixado um rastro de destruição e mortes, resultado da transformação do planeta e dos eventos climáticos extremos que são cada vez mais frequentes consequência da sede de lucro do sistema capitalista. No Rio Grande do Sul já são registradas 47 mortes, 46 (...)
Relatos da tragédia ambiental capitalista no Rio Grande do Sul
A primeira semana de setembro chegou junto a mais um evento climático extremo na região sul do país. Apresentamos aqui a declaração do MRT e Esquerda Diário Rio Grande do Sul em solidariedade às vítimas e na defesa de um programa operário para enfrentar a (...)
MRT - Rio Grande do Sul