Desde 8 de outubro temos acompanhado a ofensiva israelense contra os trabalhadores e o povo pobre da Palestina. Não se trata de uma guerra, ou um conflito e sim uma genocídio contra um povo que ha 75 anos vive o assédio constante por parte do exercito de Israel, inúmeros massacres, destruição de (...)
Redação
Intelectualidade da Unicamp impulsiona junto a comunidade acadêmica manifesto contra o massacre na Palestina levado a frente pelo Estado assassino de Israel.
A brutal ofensiva de Israel sobre Gaza que comoveu o mundo, que assiste com raiva e choro o genocídio do povo palestino em tempo real, o apoio incondicional - moral, político, financeiro e militar do regime bipartidário a esse massacre e a ofensiva macartista sobre o direito ao protesto fizeram (...)
Jimena Vergara
André Barbieri, doutor em Ciências Sociais pela UFRN e editor do Ideias de Esquerda, fala sobre a tradição trotskista na Palestina
O governo federal publicou um decreto, assinado pelo presidente Lula, nesta quinta (19) no Diário Oficial da União, que autoriza a entrada de 294 militares dos Estados Unidos no Brasil para participação de treinamento com o Exército Brasileiro no território amazônico durante o período de 24 de outubro (...)
Em programa na Rádio Bandeirantes, Deborah Srour, afirma que palestinos são "animais" e não existem inocentes em Gaza.
Redação Rio Grande do Sul
Neste episódio do Podcast Espectro do Comunismo, André Barbieri e Simone Ishibashi abordam a questão palestina e o conflito com Israel a partir de um panorama histórico, político e estratégico.
Não é de hoje que Boulos vem na intenção de se colocar como um setor mais "mediado" da esquerda, e hoje acaba se subordinando ao imperialismo
Cássia Silva
Os recentes golpes de Estado no Mali, Burkina Faso, Níger e a crise que se desencadeou em torno da embaixada francesa em Niamey confirmam a contestação da França em sua área de influência histórica. Uma situação que exige lutar por uma perspectiva política anti-imperialista e (...)
Julien Anchaing
Imperialismo e degradação da democracia burguesa. Um contraponto entre o pensamento marxista revolucionário de Leon Trótski e a sociologia política burguesa de Max Weber.
Christian CastilloEmilio Albamonte
Neste artigo, Claudia Cinatti aborda um ponto nodal da atual conjuntura internacional: o recente golpe de estado no Níger e as tendências convulsivas que atravessam o continente africano. Um cenário marcado pelo declínio da hegemonia estadunidense, retração do imperialismo francês na região e (...)
Claudia Cinatti
Enquanto o ultimato da CEDEAO expirou ontem à noite, uma intervenção militar no Níger envolveria a região em um conflito sangrento, a serviço dos interesses do imperialismo francês e ocidental. França e grandes potências, fora da África! Declaração do Révolution Permanente, organização irmã do MRT na (...)
Revolution Permanente
Recorrendo ao artigo 49.3 da Constituição, o Executivo mudou a natureza do movimento atual, não apenas radicalizando-o nos métodos, mas também ampliando os motivos do protesto, passando de um movimento social a um desafio democrático muito mais amplo. E, uma vez mais, como com o levante dos Coletes (...)
Juan Chingo
Há quase 3 meses, a França segue sendo um centro de gravidade da luta de classes mundial. O que isso significa? Neste artigo, buscaremos elencar alguns pontos centrais para seguir e aprender da experiência francesa.
Diana AssunçãoAndré Barbieri
Após Lula anunciar que o BNDES irá financiar a expansão dos gasodutos para aumentar a produção da jazida ecocida de fracking de Vaca Muerta, que avança sobre territórios do povo indígena Mapuche na Argentina, o empresariado industrial gaúcho reunido na FIERGS debateu com o embaixador argentino, o (...)
Caio Reis
André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, entrevista Claudia Cinatti, militante do PTS e parte da seção internacional do Izquierda Diario sobre os balanços e perspectivas da Guerra da Ucrânia que acaba de completar 1 ano, analisando a conjuntura que levou a situação em que o conflito (...)
Mirta Pacheco
Há um ano a guerra na Ucrânia começava. Trazemos aqui alguns dos principais textos de análise da guerra produzidos pela rede internacional de diários, da qual o Esquerda Diário faz parte.
Em painel sobre Brasil e Amazônia, a ministra Marina Silva faz discurso demagógico que busca misturar a preocupação com o meio ambiente e soluções de preservação ambiental subordinadas a empresas e fundações capitalistas internacionais. Exemplo maior disso é, na mesma delegação de Marina Silva, estar o (...)
Lara Zaramella
A delegação brasileira, com o comando dos ministros Haddad e Marina Silva traz um discurso em defesa do capitalismo verde e da responsabilidade fiscal, inclui o CEO da Vale que carrega nas costas o peso da tragédia ambiental de Brumadinho, além do ex-ministro de Bolsonaro e governador Tarcísio de (...)
Miguel Gonçalves
Após quatro anos do odioso governo de extrema direita de Bolsonaro, toma posse hoje, dia 1º, o governo de Lula-Alckmin. Veja quem são os chefes de Estado, ajustadores e inimigos de protestos massivos em seus países, que confirmaram presença na posse. Com 65 delegações confirmadas, a posse será o (...)
Publicamos a declaração política da Corriente Socialista de las y los Trabajadores, grupo que impulsiona o La Izquierda Diario no Peru, frente ao golpe parlamentar e às mobilizações em curso.
Corriente Socialista de las y los Trabajadores - CST Peru