Morre último líder soviético, responsável pela reacionária restauração capitalista, Mikhail Gorbachev, deixando um legado de miséria e retrocesso social que se preserva até hoje nas mãos de Putin.
Redação
Neste ano em que se completam 82 anos do assassinato do revolucionário russo Leon Trótski pelas mãos do agente espanhol Ramón Mercader, a mando de Stálin, as Edições Iskra lançam novos dois títulos da Coleção Obras Escolhidas Leon Trótski: O Programa de Transição e A Revolução Traída, dois títulos que (...)
Vanessa Dias
México, agosto de 1940. Leon Trótski foi brutalmente assassinado por um agente stalinista. Este crime, no entanto, não representa um capítulo final: a luta revolucionária sempre abre novos parágrafos na história.
Afonso Machado
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Reproduzimos a tradução do artigo escrito por Leon Trótski em 08 de março de 1931, como parte das iniciativas relacionadas à publicação, pelas Edições Iskra da biografia de Marx e Engels, escrita por David Riazanov.
Leon Trótski
Publicamos a entrevista de Pablo Mattos, doutor em História pela PUC-Rio e pesquisador do Americas na Université Libre de Bruxelles. Esta entrevista foi concedida a Renato Shakur, doutorando em História pela UFF.
Renato Shakur
Em 21 de janeiro, completou-se mais um ano do assassinato do maior pesquisador e divulgador das obras de Marx e Engels, David Riazanov, também conhecido como “O dissidente vermelho”, a quem Stálin nunca pôde submeter. Mas quem foi este erudito de que sabemos tão pouco? Aqui te (...)
Onésimo Hernández
Nessa parte do artigo, iremos falar um pouco sobre a natureza da segunda guerra mundial e qual foi o real papel do stalinismo nela.
Gabriel Girão
O segundo episódio do podcast Espectro do Comunismo debate o papel que o stalinismo cumpriu em processos revolucionários que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, as revoluções políticas que ocorreram em países como na Hungria e na Polônia, onde trabalhadores se organizavam para conquistar os (...)
A revolução húngara é uma das mais importantes do século 20, devido ao seu caráter operário e aos seus objetivos avançados: varrer a burocracia stalinista russa do poder e ao mesmo tempo manter as conquistas que significaram a expropriação da burguesia após a Segunda Guerra Mundial. O que Trótski já (...)
Elizabeth Yang
Nesse artigo da série, buscaremos mostrar como a defesa da URSS se liga com a concepção da Teoria da Revolução Permanente.
Nesta semana, foi lançado um novo programa do Esquerda Diário e do Ideias de Esquerda. Espectro do Comunismo é um programa de formação e debates teóricos, estratégicos e programáticos para revolução no Brasil e no mundo a partir de um ponto de vista trotskista. É uma iniciativa do Esquerda Diário e do (...)
Nesta série de artigos, buscaremos mostrar a luta de Trótski contra a burocratização na URSS e também explicar porque este foi o maior defensor da primeira república operária no mundo, tanto contra o imperialismo como também contra a burocratização do (...)
Quando completam-se 104 anos da Revolução Russa de 1917, republicamos texto de Simone Ishibashi escrito em virtude do centenário da Revolução.
Simone Ishibashi
Nesta série de artigos buscaremos mostrar a luta de Trótski contra a burocratização na URSS e também explicar porque este foi o maior defensor da primeira república operária no mundo
As eleições do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) da UFRN estão sendo um espaço para suscitar debates de qual estratégia é capaz de libertar os setores oprimidos
Cássia SilvaMarie Castañeda
Em 20 de agosto de 1940, em sua casa no exílio no México, Leon Trotsky sofreu um ataque homicida nas mãos de um agente stalinista. 81 anos após sua morte, queremos prestar homenagem ao grande revolucionário cujo lema parafraseia um de seus (...)
Andrea D’Atri
Há 81 anos do assassinato de León Trótski a mando de Stálin, recuperamos as contribuições desse revolucionário russo às vésperas da Segunda Guerra Mundial, antes de sua morte, e da luta contra o fascismo.
Vitória Camargo
Diante da abertura do último ciclo de luta de classes internacionalmente, o debate de estratégias se torna ainda mais candente. Nessa batalha, queremos aqui combater alguns dos argumentos recentemente utilizados para defender todo o retrocesso realizado pela burocracia stalinista do ponto de (...)
Mariana Duarte
Cai a máscara do ecletismo teórico com que o PCB sempre tentou esconder sua tradição degenerada advinda do stalinismo, que traiu revoluções pelo mundo e restaurou o capitalismo na URSS.
Elisa Campos
Na semana passada, foi realizado o evento internacional “Trótski em Permanência” de maneira online, com debates e simpósios entre militantes e pesquisadores do marxismo e do trotskismo.
Simón J. Neves
Edison Urbano é editor da Editora Iskra, que publicou em 2020 o livro “Stálin, o grande organizador de derrotas - A Internacional Comunista depois de Lênin”, de autoria de Leon Trótski.