Estudante | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
Este trabalho se propõe a contribuir para uma compreensão mais profunda da chamada “questão palestina”, em um sentido de pensar a superação do apartheid e da opressão colonial na região. Para isso, a pesquisa investigará mais profundamente um período que foi chave para o desenvolvimento dos conflitos (...)
Desde terça-feira (20/06) à noite, o prédio I1, também conhecido como “Titanic”, está piquetado e ocupado por estudantes que exigem a contratação de professores e permanência estudantil. É uma forte luta que deve ser cercada de solidariedade por todos os cursos, ainda mais por ser uma situação que afeta a (...)
Esta resenha se propõe a investigar e criar hipóteses sobre a razão pela qual o exército franquista, durante a Guerra Civil Espanhola, se deu em grande parte por tropas marroquinas, e a relação disso com o papel cumprido pela Frente Popular durante a Revolução (...)
É comum que a grande parte das pessoas que se consideram de esquerda ou críticas ao sistema, e que gostam de rap, conheçam e tenham como forte referência política e ativista o cantor (e nas palavras do próprio, “cantor que já escreveu um livro”) Eduardo Taddeo, ex integrante do grupo Facção Central. (...)
A história do Quilombo de Palmares, que perdurou durante boa parte do século XVII, sempre foi um tema emblemático para a historiografia, bem como para o imaginário popular e para as correntes políticas de esquerda. Com uma população majoritariamente negra, a ideia dos escravizados se levantando contra (...)
O Peru é palco de intensas mobilizações nos últimos meses contra o governo golpista e assassino de Dina Boluarte. Nesse contexto, setores da esquerda brasileira tem levantado a consigna de "eleições gerais" e "assembleia constituinte" para o Peru, como o PSTU, MES e PCB. No seguinte artigo fazemos um (...)
Em processos revolucionários e de intensa luta de classes, é comum vermos uma subversividade e uma reviravolta em diversos aspectos culturais e de costumes, desde os relacionamentos amorosos até a arte. O presente artigo busca fazer um retrato da Guerra Civil espanhola sob a voz do artista chileno (...)
Estamos a 82 anos do assassinato de Trótski por um agente do stalinismo. É fundamental resgatar seu legado teórico e estratégico para enfrentar a extrema direita e a crise capitalista, jogando fora todas as deturpações do marxismo e do leninismo pelo stalinismo, que se consolidou como corrente (...)
Protestos no Panamá estão ocorrendo há mais de duas semanas, protagonizados por professores, trabalhadores da construção civil, estudantes e indígenas, com greves e trancassos de diversas estradas contra o governo subordinado ao FMI, e o aumento do custo de vida. Em meio a pequenas concessões e (...)
Frente às eleições colombianas que elegeram Petro e Francia, candidatos da centro-esquerda, após diversos anos de governos da direita tradicional e diretamente pró imperialista, e após duas gigantescas rebeliões no país, em 2019 e 2021, grande parte da esquerda brasileira viu nessa alternativa uma (...)
Nesta terceira parte do artigo, vamos passar pelo processo revolucionário que se ascendeu, tanto na Europa quanto na periferia do capitalismo, após a derrota dos nazistas em Stalingrado e da contra ofensiva soviética. Sobre o papel da URSS, vamos abordar o que foi ocultado pelo podcast: as (...)
A mesa referente ao tema da calourada da História USP, organizada pelo CAHIS, aconteceu ontem (segunda feira 14/03), contando com a participação do estudante do curso e membro da gestão “Ainda Assim eu me Levanto” Gabriel Borges; Queops Damasceno do MLB e Yani Gonzales do Consulado de Cuba. Tendo (...)
Nos aproximando do ato internacional do 8 de Março, trazemos uma banda de RAP brasileira que com um microfone denunciam e expressam a opressão e o peso do patriarcado na sociedade em que vivemos: a capitalista.
Nas últimas semanas, a Somália foi bombardeada pelos EUA, a Síria por Israel, e o Iêmen pela Arábia Saudita, deixando diversos mortos e feridos.
Este segundo artigo se propõe a debater com o podcast História Cabeluda sobre a Segunda Guerra, abordando o pacto de Ribbentrop-Molotov e os expurgos para as consequências da invasão nazista; além de fazer um debate com Clausewitz sobre estratégia militar (...)
Este primeiro artigo se propõe a debater com o podcast História Cabeluda sobre a Segunda Guerra, abordando a caracterização da guerra, os processos da ascensão de Hitler, Revolução Espanhola e a experiência da Frente Popular na França.
Desenho feito como capa das Teses Fundacionais “O processo revolucionário que culmina no golpe de 64 e as bases para a construção de um partido revolucionário no Brasil” da seção brasileira da Fração Trotskista - Quarta Internacional, o (...)
Neste artigo, abordamos o álbum "Roteiro para Aïnouz vol. 2", de Don L, lançado dia 26/11, fazendo um diálogo sobre a necessidade de resgate da história sangrenta de colonização, e como esse álbum, abertamente socialista e revolucionário, inspira e provoca o sonho por uma sociedade diferente. Aqui, (...)
Após apenas 3 dias de pré-estreia e 1 de lançamento no cinema, o filme de Wagner Moura já atingiu 36,7 mil espectadores, se tornando o filme brasileiro mais assistido em 2021.
Há 87 anos os trotskistas, que dirigiam sobretudo os sindicatos de gráficos de São Paulo, impunham uma frente única operária com o PCB que resistia a essa tática devido à política da Terceira Internacional liderada pela burocracia Stalinista. Essa ação unitária de sindicatos de trabalhadores colocaram (...)
Conheça o rap de resistência do Brô MC’s, da etnia Guarani Kaiowá.
Assim como a juventude pode ser uma faísca que explode como um potencial revolucionário junto à luta dos trabalhadores, o ritmo e a poesia podem ser utilizados como uma ferramenta para a elevação da agitação e da consciência revolucionária. É a isso que o álbum Tempos Modernos, de Noah Br, se (...)