Essa é uma entrevista concedida ao Ideias de Esquerda, por áudios transcritos, pelo professor Fernando Cássio, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutor em Ciências (Físico-Química) pela USP e colunista da Carta Capital.
Redação
Crônica sobre a realidade escolar a partir dos impactos da reforma do ensino médio e trabalhista na vida dos estudantes.
Danilo Paris
Dia 15 de março acontece um ato pela revogação do ensino médio, mas é preciso exigir que as entidades sindicais e estudantis construam a luta na base de forma independente, pela revogação integral do Novo Ensino Médio.
Maíra Machado
Gabriel Girão
Entrevista concedida para o Jornal Gramsche, do IFSP e publicada em dezembro de 2022, com pequenas modificações feitas pela autora para o Esquerda Diário em fevereiro de 2023. Publicado originalmente com o título de “As novas formas do domínio empresarial sobre a educação - o Novo Ensino Médio não (...)
Vem reajuste tão necessário, mas será por subsídio acabando por atacar outros direitos.
Nossa Classe - Educação
Hoje foi anunciado o reajuste nas bolsas de pesquisa e permanência estudantil pelo governo Lula-Alckmin, uma conquista fruto de anos de demonstrações da disposição de luta des estudantes que traz alívio para milhares de pesquisadores de norte a sul do (...)
Marie CastañedaGiovana Pozzi
Claudio Fonseca e a direção do Sinpeem querem dar mais um golpe nos educadores municipais de SP
Faísca Revolucionária
Saulo Lance Reis
Lutar pela revogação da Nova Carreira e para que todos os contratados, que estão dia após dia trabalhando nas nossas escolas, sejam efetivados sem a necessidade de concurso público.
A reitoria da UFRGS, comandada pelo interventor bolsonarista Bulhões, anunciou hoje (31) a suspensão de quase todas as bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) por tempo indeterminado por conta dos cortes na educação. Um ataque direto aos estudantes bolsistas que precisa ser barrado e (...)
Somos uma corrente marxista revolucionária que esteve na linha de frente da luta contra todos os ataques de Bolsonaro e do regime político fruto do golpe institucional de 2016. Também estivemos à frente da greve pelo Piso Salarial da Educação em 2022 contra Zema. Batalhamos para fortalecer a (...)
MRT - Movimento Revolucionário de TrabalhadoresNossa Classe Educação - Minas Gerais
Nesta segunda-feira (16), o reacionário vice-presidente elogiou a reforma do Ensino Médio de Temer, “acho correta” disse Alckmin, defendendo a manutenção da reforma na saída de uma reunião com a diretoria da FIESP onde anunciava que o governo Lula-Alckmin não pretende revogar as reformas da previdência (...)
Pela garantia plena do auxílio alimentação!
Faísca UERJ
Estudantes, trabalhadores terceirizados e professores do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e do Instituto de História, no Largo do São Francisco, paralisaram o prédio no dia de hoje exigindo o imediato pagamento de salários e bolsas. Paralisar foi uma decisão tomada em assembleia pelos três (...)
Faísca - UFRGS
Todes ao ato dia 8 no MEC!
Eduardo MáximoLuiza Dovicus
"Reunião de representantes escolares EXPOSITIVA”
O Futuro da educação no Brasil entre luta de classes e os projetos capitalistas
Jonas Faustino