Se o noticiário da luta de classes na França é marcado pela luta pelas aposentadorias, as greves continuam a ser travadas pelos salários corroídos pela inflação
Redação
Felipe Guarnieri - Diretor executivo de relações sindicais do Sindicato dos Metroviarios de SP
Sucedendo ao ciclo de luta de classes de 1995 a 2010, o ano de 2016 iniciou na França um novo ciclo marcado pelo aprofundamento do esgotamento do período neoliberal que esteve na raiz da crise de 2008. Tal esgotamento deu origem no país gaulês a uma sucessão de episódios de intensas mobilizações de (...)
Paul Morao
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
Veja a intervenção do MRT no painel de autodefesa no primeiro dia de debate da coordenação nacional da CSP-Conlutas que está acontecendo nesse fim de semana.
É necessária uma posição internacional que se coloque ao lado dos explorados, contra a guerra na Ucrânia, que já dura quase um ano, de forma independente do imperialismo e da Otan. É assim que interveio o MRT no ponto internacional do primeiro dia de discussão da Coordenação Nacional da (...)
Afonso Machado
Sindicatos de diversos setores, como caminhoneiros, ferroviários, metroviários e trabalhadores da educação e saúde, preparam greves de impacto nacional essa semana na Coréia do Sul. Reivindicam aumentos salariais, direitos trabalhistas e se mobilizam contra as privatizações do governo reacionário de (...)
Caio Reis
Filhos de Bolsonaro vão a embaixada da Itália em Brasília e encaminham processo de cidadania depois da derrota do pai.
Diego Nunes
IBGE divulga nesta terça-feira índices de inflação que voltam a subir.
Trabalhadores de um dos cinco centros de manutenção de trens na França já votaram em uma assembleia geral se unirem à greve a partir de segunda-feira. Assim como os trabalhadores das usinas nucleares. Se juntam ao movimento iniciado nas refinarias por reajustes salariais diante do aumento da (...)
Revolution Permanente
Rosa Linh
12:18 |
Grazieli RodriguesJonas Faustino
Covardia policial é filmada em Manaus, policiais militares agridem jovem trabalhador e rasgam-lhe a carteira de habilitação.
É urgente lutar pela unidade dos trabalhadores, a única, que na luta, pode combater os ataques, arrancar o piso salarial já e lutar por um SUS 100% estatal.
Luiza Dovicus
16:39 | Pernambuco está sendo palco de mobilizações em distintas categorias. A unidade das lutas em curso podem ser o caminho para barrar os ataques e também a extrema-direita pernambucana generalizando esse exemplo para todo o país.
Gabriel "Biro"Renato Shakur
Bruna Camargo e Cristiane Sousa comentam a vitória histórica da Chapa 2 nas eleições sindicais do Metrô de SP, formada pelo Nossa Classe (MRT), PSTU e correntes do PSOL que defendem um programa de independência de classe e contra a conciliação com a (...)
Câmara de vereadores de Porto Alegre aprova nome de rua "Filósofo Olavo de Carvalho", homenageando ideólogo e guru da extrema direita negacionista da pandemia e espalhador de fake news.
Com Santiago Lupe, editor do La Izquierda Diario
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
As greves nos portos do norte da Alemanha são a ponta de lança da luta contra a inflação. Que estratégia é necessária para levá-las à vitória?
Stefan Schneider
Apresentamos a tradução de um artigo de Jason Kolowski, publicado em ingles na Left Voice Magazine e traduzido para o espanhol no suplemento teórico Ideas de Izquierda, sobre o livro de Joe Burns Class Struggle Unionism (“Sindicalismo de luta de classes”). Este livro surge em um momento chave, onde (...)
Jason Koslowski