Os anos de golpe institucional e de governo Bolsonaro significaram um grande avanço dos interesses dos latifundiários e da agroindústria contra os trabalhadores rurais, os camponeses e os povos originários. O governo Lula não vai voltar atrás neste processo, para não romper a aliança que o elegeu e (...)
Thiago Flamé
Crônica sobre a realidade escolar a partir dos impactos da reforma do ensino médio e trabalhista na vida dos estudantes.
Danilo Paris
Neste breve artigo analisaremos as implicações judiciárias e políticas que o episódio das joias podem acarretar à família Bolsonaro, mas também trazemos uma reflexão sobre o porquê da substituição brusca de temas em toda a mídia mesmo após as pavorosas cenas em Bento Gonçalves, que posteriormente foi (...)
Willian Garcia
O Esquerda Diário recebeu nesta última semana a denúncia de uma trabalhadora a respeito da empresa Mercatto. Segundo a denúncia da trabalhadora, foi informado em entrevista que a empresa não pagava salário, que apenas era pago valores referente à comissão em cima da produção dos (...)
Redação Rio Grande do Sul
Trechos do Prefácio do livro recém-lançado, organizado por Caio Antunes e Claudia Mazzei Nogueira
Pietro Basso
O escândalo das vinícolas no sul trouxe à tona novamente o problema do trabalho escravo no Brasil. Além da profunda herança escravista na formação nacional e do racismo generalizado em nossa sociedade, o trabalho escravo contemporâneo conta com outro importante aliado: a Justiça (...)
Júlio Dandão
Sucessivos escândalos de trabalho análogo a escravidão surgiram nos últimos dias. O que isso diz sobre o atual projeto de país?
Diante de um Congresso com setores tão conservadores, um projeto de lei de igualdade salarial para mulheres só será aprovado em base à nossa luta. Ao mesmo tempo, a efetiva igualdade salarial só é possível com o fim da terceirização e a revogação da reforma trabalhista. Não nos iludamos: essas demandas só (...)
Diana Assunção
Pedro Oliveira
23:10 |
Redação Rio Grande do Norte
Indígenas denúnciam trabalho escravo com requintes de crueldade, onde os trabalhadores são sujeitos a tortura física, chantagem, alojamentos insalubres e comida estragada. Os indígenas denunciam que foram aliciados em aldeias no Mato Grosso do Sul e trazidos para trabalhar em condições analógas a (...)
É necessário uma grande luta pela expropriação dessas empresas e colocá-las sob controle dos trabalhadores.
Samuel Rosa
Enquanto João Campos pagava de carnavalesco no palco do Ibura, um trabalhador terceirizado da prefeitura de Recife morreu em uma obra no bairro da Várzea. Seu nome é Edinaldo Miguel de Oliveira, de 50 anos. Mais uma vítima da precarização do (...)
Redação
Os trabalhadores vieram da Bahia para Bento Gonçalves (RS) com a promessa de ganhar R$3 mil e as despesas de alimentação e alojamento seriam pagas pelos patrões. Há diversos relatos de agressões físicas contra esses terceirizados que vinham sofrendo com longas jornadas de trabalho e ainda precisavam (...)
Daphnae Helena
22:39 |
Cristina SantosMaria Bandeira
Nesta manhã (31/01), mais de 300 trabalhadores da manutenção da REFAP se reuniram na Avenida Antônio Frederico Ozanam (Canoas/RS) para um segundo dia de ato, seguido de uma assembleia, que acabou aprovando a continuidade da mobilização.
Texto originalmente publicado no site jorgesoutomaior.com no dia 21 de janeiro de 2023.
Jorge Luiz Souto MaiorValdete Souto SeveroGustavo Seferian
Entregadores de APPS chamam paralisação para o dia 25 de janeiro, segundo líderes, a mobilização já consta com a adesão de mais de 15 estados.
Os trabalhadores da Conservo, que trabalham com os serviços de manutenção e portaria na UFMG, travaram uma difícil luta neste fim de ano e conquistaram que a Reitoria pagasse seus salários, 13º e auxílios que estavam atrasados, alguns há mais de 45 dias, faltando apenas o auxílio alimentação dos (...)
Lina Hamdan
19:43 |